
Nº 28/99 de 23.07.1999
E M I G R A Ç Ã O
- Ainda o recenseamento e o BI
É conhecida a preocupação crescente que provocou o facto de a nova lei do recenseamento ter vindo impor a obrigatoriedade de apresentação do BI onde conste a residência no estrangeiro. Após variados protestos de emigrantes, o PCP reclamou medidas que o Governo, não só ignorou, como veio ainda (lamentavelmente) atirar com "culpas" (que não lhes cabem) para cima dos trabalhadores dos consulados. Nem o legislador nem os governantes se deram ao trabalho de conhecer a situação dos muitos milhares de portugueses que aproveitavam a deslocação a Portugal em férias para requerer o BI, por culpa dos enormes atrasos que antes existiam e não foram atenuados pelos governos do PS e do PSD. Só agora começa a haver alguma celeridade na emissão dos BI através dos consulados. Entretanto, muitos emigrantes, em especial nos países europeus, acorreram aos consulados para se recensearem e não o puderam fazer... Um escândalo!
- Encontro de Lusodescendentes decorreu no Algarve
Foi com muito sucesso que decorreram as variadas actividades em que participaram quase uma centena de jovens lusodescendentes que este ano se realizaram o seu segundo encontro em Portugal, na região algarvia, numa iniciativa da CCPF com o apoio de outras instituições portuguesas. Ateliers sobre variadas áreas, espectáculos e viagens para contacto com a região foram algumas das actividades em que participaram os jovens oriundos de vários países europeus e do Canadá.
N A C I O N A L
- A Madeira não é só um jardim
Decorreu no passado fim-de-semana no Funchal, promovido pela comissão de mulheres da CDU local, um Forum sobre os maus tratos às mulheres intitulado "Causas dos Maus Tratos – perspectivas de mudança". Este participado debate, que teve a presença de personalidades locais e nacionais, considerou inconcebível que na Madeira e nos Açores não existam linhas telefónicas de apoio às mulheres, denunciando ainda que os apoios da UE para programas de combate à pobreza e de apoio às mulheres vítimas de prostituição são mal aproveitados ou de eficácia quase nula. A CDU daquela região apresentou também na passada semana o seu cabeça de lista às próximas eleições legislativas. Marco Gonçalves, um jovem advogado de 25 anos, apoiado por um bom trabalho de equipa, irá contribuir para aprofundar o debate sobre os muitos problemas que afectam as mulheres, os jovens, os pescadores e a população laboriosa daquela região que, como se sabe, ... não é só um jardim!
- Lutas dos trabalhadores prosseguem em pleno verão
Vários são os sectores profissionais que, mesmo neste escaldante mês de Julho, prosseguem as suas lutas em várias regiões do país. Para só referir as mais recentes, citam-se os ferroviários que se encontram hoje em greve, ou os guardas florestais que recentemente se concentraram em Lisboa exigindo o pagamento de um subsídio de risco e reclamando melhores condições de trabalho. Na empresa NORPORTE, em Alhos Vedros, os cerca de 480 trabalhadores têm vindo a manifestar-se junto das instalações da empresa, no início de cada período de trabalho, para que lhes sejam pagos salários atrasados e pela viabilização desta empresa que ameaça com despedimentos.
- Festa do Avante! em 23ª edição
A Festa do Avante!, realiza-se nos próximos dias 3, 4 e 5 de Setembro, nas suas instalações próprias da Quinta da Atalaia, na Amora, concelho do Seixal. Espectáculos, iniciativas culturais e desportivas e o convívio não vão faltar naquela iniciativa anual dos comunistas portugueses. Desde a XI Bienal de artes plásticas, a uma exposição sobre ciência e tecnologia, da Feira do Livro e do Disco ao Espaço da Emigração, muitos são os motivos de visita a uma Festa todos os anos renovada.
I N T E R N A C I O N A L
- Iraque – Prosseguem ataques aéreos
Os ataques norte-americanos e britânicos contra o Iraque prosseguem a um ritmo quase diário. No Domingo, 17 civis morreram e 18 ficaram feridos na sequência de um bombardeamento da aviação aliada no sul do país.