Voto de Pesar N.º 49/XV/1.ª

Pesar pela perda de vidas humanas provocadas pelo trágico acidente no Hotel Saratoga, em Cuba

No passado dia 6 de maio, um acidente ocorrido com o abastecimento de gás provocou uma violenta explosão no Hotel Saratoga, uma das unidades hoteleiras mais carismáticas do centro histórico de Havana, situado nas proximidades do Capitólio, sede da Assembleia Nacional de Cuba.

Esta explosão provocou até ao momento 43 vítimas mortais para além de cerca de uma centena de feridos. A maioria das vítimas são trabalhadores do próprio hotel.
Para além deste balanço trágico em perdas humanas, a explosão causou enormes prejuízos patrimoniais, não apenas no edifício sinistrado, mas envolvendo outras edifícios históricos da cidade de Havana.

Perante este trágico acontecimento, a Assembleia da República, em nome dos laços de amizade e cooperação que unem os parlamentos e povos de Portugal e de Cuba, manifesta sua solidariedade à Assembleia Nacional de Cuba e, por seu intermédio, ao povo e às demais autoridades de Cuba, e expressa o seu pesar pela perda de vidas humanas provocadas por este trágico acidente.

• Soberania, Política Externa e Defesa
  • Votos