São as razões anteriormente apresentadas que servem de fundamento ao Plano Diretor Municipal (PDM) de Lagos, aprovado em 1994 e revisto em 2015, que prevê um corredor a sul da Vila para implantação desta Variante.
A Subconcessão do Algarve Litoral, foi adjudicada em 20 de abril de 2009 à Rotas do Algarve Litoral, S.A, para requalificação da EN 125 de Vila do Bispo a VRS António, incluindo variantes, porém sem contemplar a variante de Odiáxere, que só posteriormente viria a ser incluída na empreitada.
Em março de 2010, o Ministério das Obras Públicas enviou à Câmara Municipal de Lagos, para apreciação, o Estudo Prévio para a Variante de Odiáxere.
Em novembro de 2011, a CCDR Algarve publicou o anúncio da discussão pública do estudo de impacto ambiental do projeto da Variante de Odiáxere.
No início de 2012, foram mesmo contactados os proprietários e feita a piquetagem da Variante no terreno, contudo o Governo PSD/CDS, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 45/2011, aprovou o Plano Estratégico dos Transportes para o horizonte 2011-2015, o qual, em consequência da aplicação do Programa da Troica, previa uma significativa redução do investimento público, concretizada por via do cancelamento, suspensão ou revisão da requalificação, beneficiação, conservação e/ou operação de troços incluídos nas subconcessões rodoviárias em curso.
Na sequência desta opção do Governo PSD/CDS, a Estradas de Portugal e a Rotas do Algarve Litoral assinaram, em outubro de 2012, um memorando de entendimento para a renegociação do contrato da subconcessão Algarve Litoral, no qual foi acordada a redução do objeto do contrato da subconcessão, implicando suspensão de trabalhos e eliminando variantes, entre as quais a de Odiáxere.
Em março de 2016, na sequência de um Projeto de Resolução da iniciativa do PCP n.º 72/XIII/1.ª, a Assembleia da República aprova a Resolução n.º 61/2016, recomendando ao Governo a conclusão das obras na EN 125, incluindo as Variantes.
Entretanto, a população e as autarquias locais mantiveram a sua ação de reivindicação e exigência pela construção da Variante da EN 125 em Odiáxere e das quais destacamos as mais recentes iniciativas aprovadas na Assembleia Municipal de Lagos:
junho de 2007 - Pela construção da Circular Sul de Odiáxere;• abril de 2008 – É urgente a Variante de Odiáxere à EN 125;• dezembro de 2012 - Sobre a Variante de Odiáxere, Mais Uma Vez Enganados»;• fevereiro de 2016 – Conclusão das obras na EN 125 incluindo a Variante de Odiáxere;• fevereiro de 2017 – É urgente a Variante de Odiáxere à EN 125;• junho de 2017 – Urgente concretização das Resoluções da AR sobre as obras da EN 125;• abril de 2019 – Requalificação da EN 125 com Variante de Odiáxere.• dezembro de 2020- Pela Execução da Variante Sul da EN 125 Projetada para a Vila de Odiáxere • setembro de 2022- Não pode ficar para trás a variante da EN 125 em Odiáxere. (Esta iniciativa foi também aprovada pela Câmara Municipal de Lagos, e, pela Assembleia de Freguesia de Odiáxere)
• Recentemente foi do conhecimento público que as Infraestruturas de Portugal lançaram um concurso publico para a construção da Variante em Olhão e que faz parte do plano de investimentos do PRR para a Região. Sendo assim, mais uma vez fica de fora a construção da Variante do Odiáxere.
Passados que são 47 anos de permanente intervenção e insistência junto de todos os níveis da governação, local, regional e nacional, continua a luta, pela construção da Variante à EN125 em Odiáxere, indispensável para se conseguir melhorar significativamente a qualidade de vida da população desta Vila e visto que os sucessivos Governos deixaram arrastar este caso com promessas não cumpridas, até à situação litigiosa em tribunal em que se encontra.
Pelo exposto e considerando que são passados mais de 10 anos sobre o acordo de outubro de 2012, entre o Governo e a Rotas do Algarve SA, para redução do objeto da empreitada de requalificação da EN 125, em que foi retirada a variante de Odiáxere, solicita-se ao Governo, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, que, através do Ministério das Infraestruturas, responda às seguintes questões:
Está o Governo disponível para retomar as obras retiradas da empreitada inicial para requalificação da EN 125, incluindo a Variante em Odiáxere?
Para quando prevê o Governo retomar os trabalhos para a construção da Variante da EN 1252.
em Odiáxere?
Está o Governo disponível para dar cumprimento à resolução n.º 61/2016, da Assembleia da República que recomenda ao Governo a conclusão das obras na EN 125, incluindo as Variantes?