Adão Manuel Ramos Barata
Cabeça de Lista da CDU à Câmara Municipal de Loures


   


+EXCERTO DA INTERVENÇÃO

+ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Licenciado em Engenharia Civil

Administrador não executivo da Parque Expo’98, SA de 1997 a 1999 e de 2002 até à presente data

Presidente dos Serviços Municipalizados de Loures de 1998 a Janeiro de 2002

Administrador dos Serviços Municipalizados de Loures de 2002 a 19 de Julho de 2004

Presidente da Câmara Municipal de Loures em 2000 e 2001

Vereador da Câmara Municipal de Loures no mandato em curso

Membro do Conselho Geral da Associação Nacional dos Municípios Portugueses

É membro da Comissão Concelhia de Loures e da DORL do PCP

 


Camaradas:

Aceitei candidatar-me, em nome da CDU, à Presidência da Câmara Municipal de Loures porque considero imperioso, necessário e urgente travar e inverter o caminho de estagnação, desleixo e ausência de qualquer projecto para o nosso Concelho.

À população do Concelho, numa monumental campanha demagógica, foi prometida a mudança. Mas olhando para estes quase quatro anos o que é que podemos constatar?

Desde os célebres campos de golfe á piscina de Sacavém, da policia municipal à imediata legalização dos bairros de génese ilegal, até à criação de um pólo tecnológico para captação de empresas e investimento, só para dar alguns exemplos, tudo foi prometido, mas tudo não passou de propaganda.

São os próprios relatórios de actividades do município que o confirmam, indicando que neste mandato não se pensou, não se iniciou e não se concluiu nenhuma grande obra de iniciativa da actual gestão.

O que esta maioria PS se limitou foi a acabar, com evidentes atrasos, o que estava planeado ou já estava em curso no mandato anterior.

É ainda importante lembrar que no anterior mandato, da responsabilidade da CDU, a média anual de investimentos foi de 24 milhões de euros, investimentos estes que baixaram drasticamente para 12 milhões de euros – média anual verificada durante a gestão do PS.

É igualmente de assinalar como exemplo de incapacidade de realização, de inércia e de má gestão o facto de o saldo de gerência em 2004 ter tido o valor real de 23,4 milhões de euros, mais do dobro do valor investido, que foi de 12 milhões de euros. Com a agravante de incompreensivelmente a divida aos empreiteiros e fornecedores ter aumentado.

Legitimo é concluir, por conseguinte, que a única e verdadeira mudança que o PS imprimiu ao concelho foi a marcha atrás!

Torna-se, pois, imperioso retirar o concelho de Loures da “marcha atrás”.

Proponho-me liderar uma equipa técnica e politicamente apta e qualificada, que retome o caminho de desenvolvimento do concelho e que coloque as populações, suas aspirações e necessidades, a sua qualidade de vida, como o eixo e preocupação central de toda a gestão e intervenção municipal.

Esta é a essência do projecto CDU!

Um projecto que tem como base os sete compromissos estratégicos da CDU, já apresentados publicamente, os quais, é minha convicção, são um valioso contributo e uma garantia de desenvolvimento e de construção de um futuro melhor para a nossa terra.

Um projecto onde a educação assuma um lugar de primeiríssimo plano e onde as práticas culturais e desportivas sejam estimuladas e valorizadas.

Um projecto solidário que dê resposta efectiva às necessidades das diferentes gerações em equipamentos, actividades e apoios, promova a coesão social, e, paralelamente, garanta a melhoria das condições de segurança do concelho.

Um projecto de desenvolvimento económico, sustentado e gerador de emprego, aliado à preocupação pela qualidade urbanística e pela salvaguarda dos recursos e valores ambientais.

Um concelho com serviços urbanos de qualidade e onde a administração municipal paute a sua acção pela modernização, transparência e pelo estimulo à efectiva participação das populações.


Camaradas e Amigos,

Sem pretender alongar-me sobre o conteúdo do programa em preparação – não é, aliás, nem o momento nem o local mais adequado – permitam-me, no entanto, desde já destacar algumas das acções que certamente constarão do programa:

? Construção do Hospital, e novos Centros de Saúde e CATUS de gestão pública;
? Construção de novas esquadras e quartéis de bombeiros;
? Construção de rede escolar que responda às necessidades do concelho, abrangendo todos os graus de ensino;
? Promoção da oferta de Habitação a custos controlados;
? Construção de um Centro Cultural;
? Promoção de uma rede de apoio domiciliário e de lares para idosos;

Creio que estas acções revelam bem a natureza do projecto da CDU, das suas preocupações e orientações e que mais uma vez aqui reafirmo: trabalhar para as pessoas e com as pessoas.

É este projecto que, a todos, nos anima.

Acreditamos, não obstante as dificuldades, que com o esforço e empenho colectivos este é um objectivo que está ao nosso alcance.


Carlos Cunha Luz
Cabeça de Lista à Assembleia Municipal de Loures


 

 

54 anos

Professor

Presidente da Direcção da Associação dos Bombeiros Voluntários de Sacavém

Vogal do Conselho de Administração da GesLoures – Empresa Pública Municipal

 
TOPO