José Neves
Cabeça de Lista da CDU
à Câmara Municipal
de Vila Franca de Xira

Médico, 53 anos.
É dirigente do Vilafranquense.
Está há muito ligado às associações de deficientes, tendo sido fundador e primeiro Presidente da Direcção do APJ, Associação Projecto Jovem, uma associação destinada à integração profissional de deficientes.
Secretário da delegação portuguesa da ARIES, Associação de Radioamadores Cegos de Espanha, e colaborador da ACAPO, Associação de Cegos de Portugal.
No plano autárquico, José Neves tem, também, larga experiência. Membro do PCP desde o primeiro de Maio de 1985, as suas ligações às listas unitárias vêm de trás, tendo sido eleito na Assembleia Municipal no mandato que terminou, precisamente, nesse ano. No mandato seguinte foi igualmente membro desse órgão. Em 1989, é eleito presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, nas listas da Coligação Democrática Unitária.
Como médico, exerce medicina familiar no Centro de Saúde de Vila Franca de Xira, tendo já sido Director do Centro de Saúde de Alhandra, até ser exonerado do cargo pela antiga Ministra da Saúde Leonor Beleza.
Actualmente, é membro da Comissão Concelhia do PCP, com a responsabilidade de coordenação do grupo de trabalho que elaborará o Projecto Alternativo para a Câmara Municipal.

"(...) Para aqueles que desejariam ter uma visão do futuro que os auxiliasse no processo de decisão, a CDU é a única força política que aposta num projecto autárquico que é mais do que um enunciado de princípios, possuindo características singulares e distintivas impostas pela participação popular ao longo dos anos, às quais temos sido, sempre e reconhecidamente fiéis.

A democracia participada, a todos envolvendo no processo de decisão, os critérios de isenção, honestidade e desapego ao poder, aplicados na constituição das nossas listas, a política de unidade, envolvendo independentes e militantes de outras organizações políticas em projectos comuns, constituem uma trilogia de princípios que, com serenidade e confiança, nos ajudam a marcar o rumo e permitem, aos que nos quiserem acompanhar, prever o resultado do seu investimento.

Apresentaremos aos eleitores uma equipa rigorosa na conduta e procedimentos, apostada num funcionamento colegial e, por isso, avessa a atitudes de presidencialismo que não se coadunam com a salvaguarda do interesse público, nem são próprias da nossa forma de estar nas autarquias.

Uma equipa que, buscando a satisfação prioritária das necessidades daqueles que menos têm e, como tal, assumindo a responsabilidade de não tratar de modo igual aquilo que é desigual, o faça no quadro de uma política de desenvolvimento sustentado, suportada por instrumentos de planeamento credíveis e caracterizada pela aposta na simplificação de processos administrativos. (...)

O compromisso que hoje aqui assumo convosco é simples e claro: oferecer o corpo e a inteligência ao combate democrático dos próximos quatro anos, pela melhoria das condições de vida das populações do concelho de Vila Franca de Xira.(...)"

28 de Janeiro de 2001