Alfredo José Monteiro da Costa
Cabeça de Lista da CDU
à Câmara Municipal do Seixal

Professor do Ensino Secundário, natural de Coruche, tem 45 anos de idade e reside no concelho do Seixal há 25 anos. É casado, pai de dois filhos.
É Presidente da Câmara Municipal do Seixal desde Janeiro de 1998.
Preside ao Conselho de Administração da CDR - Agência de Desenvolvimento Regional de Setúbal, é membro da Assembleia Intermunicipal da AMDS - Associação de Municípios do Distrito de Setúbal, da Junta Metropolitana de Lisboa e do Conselho Regional da Região de Turismo de Setúbal - Costa Azul.
Integra o Conselho da Administração da Rede Nacional de Cidades Saudáveis e o Conselho Geral da APIS - Associação do Parque Industrial do Seixal.
Representa a Associação Nacional de Municípios Portugueses no Grupo de Trabalho Interministerial para os imigrantes e minorias étnicas.
Entre 1990 e 1997, foi vereador do Pelouro da Cultura, Educação, Desporto e Juventude da Câmara Municipal do Seixal, foi membro da Assembleia Intermunicipal, da Comissão Especializada da Área Socio-Cultural e do Conselho de Administração da Associação de Municípios do Distrito de Setúbal.
De 1986 a 1989, foi secretário e, depois, presidente da Assembleia de Freguesia de Corroios.
Participou na Comissão da Cultura, Desporto e Juventude da Associação Nacional de Municípios Portugueses, de 1994 a 1997, e, no mesmo período, acompanhou a actividade da Associação no Conselho Nacional do Desporto, no Conselho Superior de Bibliotecas Escolares e no Grupo de Trabalho dos Arquivos Históricos Municipais.
Na sua actividade enquanto professor, foi presidente do Conselho Directivo e do Conselho Pedagógico da Escola Secundária José Afonso, no Seixal, delegado à Formação de Professores, Coordenador do Projecto Minerva - Novas Tecnologias de Informação e Formador na Escola Superior de Educação de Setúbal na vertente da Prática Docente.
Foi delegado sindical do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa.
Integrou o MJT - Movimento da Juventude Trabalhadora em 1974.
É militante do Partido Comunista Português, desde Maio de 1974.
É membro da Comissão Concelhia do Seixal e da Direcção da Organização Regional de Setúbal.

"(...) A apresentação dos candidatos da CDU para a Câmara Municipal e para a Assembleia Municipal do Seixal, às eleições autárquicas deste ano, marca o calendário político do concelho, afirmando a continuidade e o futuro, em evolução criativa de um projecto, que num quarto de século colocou o nosso município nos mais elevados índices de desenvolvimento e progresso do país.

Em 1974 o concelho do Seixal era uma terra de gente de trabalho, de fortes tradições associativas e antifascistas, que produzia para o país - o aço, a cortiça - mas estava votado ao abandono pelo regime ditatorial.

Há quarto de século não existiam infra-estruturas básicas, acessibilidades, escolas e equipamentos sociais, culturais e desportivos.

A incomensurável obra dos comunistas realizada no poder local, foi desde o primeiro momento fruto da participação popular e um projecto comum, construído, partilhado e vivido, pelos eleitos e trabalhadores, pelas instituições e pela população.

Um desenvolvimento onde em primeiro lugar sempre estiveram as pessoas, num concelho com o maior crescimento demográfico da Área Metropolitana de Lisboa, o progresso de rosto humano aproximou culturas e gerações, ergueu e fez das colectividades casas do povo, das escolas espaços da comunidade, dos centros de dia lugares da vida renascida e das associações de moradores fábricas de operários em construção.

No concelho do Seixal não há alternativa à gestão autárquica da CDU:

§ Porque amamos esta terra, a sua história e o seu povo.

§ Porque a população conhece e respeita os eleitos e os eu trabalho no poder local.

§ Porque comungamos com os cidadãos, as instituições e as comunidades, o pulsar da vida municipal, partilhamos os problemas, assumimos olhos nos olhos as dificuldades.

§ Porque não temos verdades absolutas, respeitamos e valorizamos a diferença de opinião, fomentamos o diálogo e a participação, incentivamos a parceria e a cooperação.

No Concelho do Seixal o projecto da CDU é um património do presente e o futuro alicerçado na experiência acumulada, no conhecimento profundo das realidades locais. Para fazer mais e melhor.

O projecto da CDU é um património do presente e o futuro alicerçado no capital colectivo de eleitos e trabalhadores dos órgãos autárquicos, na honestidade, trabalho e competência que nos caracteriza e diferencia no exercício dos cargos públicos, na firmeza democrática de defesa dos interesses da população e do concelho em todas as circunstâncias. (...)"

11 de Maio de 2001