Maria Luísa Raimundo Mesquita
Cabeça de Lista da CDU
à Câmara Municipal de Santarém

Professora. 52 anos.
Licenciada em Filologia Românica, Mestre em Literatura e Cultura Portuguesas Contemporâneas.
Foi Dirigente e delegada do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa de 1974 a 1985.
Deputada na Assembleia da República de 1983 a 1985 e desde 1995.
Vice Presidente da Comissão de Educação Ciência e Cultura, Membro da Comissão Parlamentar de Saúde e Toxicodependência, Membro da Comissão do Património Estudos e Documentos da Assembleia da República, Membro Permanente da União Internacional Parlamentar, Membro da Comissão de Defesa do Ensino da Língua Portuguesa no Estrangeiro.
Eleita na Assembleia Municipal de Santarém desde 1977.
Membro da Direcção da Organização Regional de Santarém do PCP.

"(...)Estamos num momento de intenso e gratificante trabalho e dele também gostaríamos de dar notícia, porque entendemos a tarefa política como um serviço a prestar às populações, com total transparência, rigor e empenhamento, sem alaridos, nem projecções mediáticas.

Porque assim pensamos e porque estamos convictos da importância que atribuímos à população, ao envolvimento e à auscultação das populações e ao debate aberto, não prescindimos de destacar, no quadro do nosso trabalho, algumas iniciativas já concretizadas.

Foi assim que, propusemos em Junho, ao Concelho e particularmente à cidade de Santarém um espaço de reflexão, de intercâmbio de opiniões e de aprofundamento de avaliação de propostas na área do ordenamento do território e do património natural e construído.

Trabalho que vamos prosseguir, abordando outras áreas que consideramos fundamentais ao desenvolvimento equilibrado e sustentado da cidade e do concelho. Continuaremos a contar com a presença de homens e mulheres que Santarém conhece e que conhecem Santarém e que contribuirão com as suas opiniões para, connosco, reflectir, debater e rasgar renovadas perspectivas de intervenção em áreas prioritárias para a Cidade e para o Concelho que temos o dever de preservar no presente para poder pensar o futuro.

E na continuidade deste trabalho, que faz da CDU um espaço de encontro de vontades, energias e saberes, de activistas, de militantes de organizações políticas e de cidadãos independentes, generosamente empenhados na resolução dos problemas e no bem estar das populações, desenvolvemos um conjunto de contactos com entidades que, no terreno, dão resposta às muitas necessidades e legítimas expectativas da população do nosso concelho.

É assim que entendemos o exercício do poder local.

Um poder local ancorado na proximidade das populações, na sua participação aos mais diversos níveis, porque só assim serão justas as soluções propostas, porque só assim é possível dar corpo às aspirações locais de forma transparente e eficaz.

Ao longo destes 25 anos, demos prova de uma intervenção diferente nos órgãos de poder local do concelho.

Fomos sempre uma voz indispensável na defesa dos interesses de todos aqueles que aqui vivem e trabalham.

Fomos inúmeras vezes uma voz crítica, exigente mas sempre construtiva.

E é esta intervenção autárquica que nos dá acrescidas responsabilidades que não rejeitamos, antes desejamos, porque não tememos comparações com outros em matéria de seriedade, isenção, ética de serviço público e dedicação aos interesses das populações.

Iremos participar nas próximas eleições autárquicas não para cumprir calendário mas para propor ao Concelho de Santarém uma gestão diferente, com propostas diferentes que resultam do património de experiências que acumulámos ao longo de 25 anos. (...)"

21 de Setembro de 2001