António de Jesus Ferreira
Cabeça de Lista da CDU à
Câmara Municipal de Penafiel

Técnico de Engenharia Civil. 49 anos. Casado. Natural da Freguesia de Novelas.Residente em Penafiel.
Frequentou a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Dirige actualmente um Gabinete Técnico de Arquitectura e Engenharia.
Foi Presidente da Direcção da Associação Recreativa Novelense.
Foi Candidato a Deputado à Assembleia da República.
Foi Eleito na Assembleia Municipal de Penafiel durante 9 anos.
É Militante do PCP.

"(...) Não pretendo hoje, apresentar propostas de programa para a candidatura da CDU. A maioria delas, infelizmente, seriam o repetir de muitas propostas já apresentadas pela CDU, não realizadas, e que por isso mesmo são hoje mais necessárias e urgentes. A CDU tem ideias e propostas, e em tempo oportuno as tornará públicas.

No entanto adianto, há muito, mesmo muito para fazer em Penafiel.

Em matéria do ambiente, na qualidade das águas, nas zonas de lazer, no estudo sério da costa do rio Tâmega e rio Douro, no espaço que confrontam com as nossas freguesias, na requalificação e humanização do planeamento urbanístico e da política dos solos no município, na dignificação social do parque habitacional, na reparação e reconstrução da rede viária, na construção (prevista há já cerca de 7 anos no PDM) da variante para Entre-os-Rios, na vergonhosa falta de conclusão da revisão do PDM, na implantação da rede de transportes que sirva todo o concelho, maior e melhor disponibilidade de infra-estruturas de saúde, de cultura, desportivas, escolares, de apoio social e de combate às exclusões e criação de melhores condições de segurança.

É necessário reflectir sobre a possibilidade de definir as bases de um projecto global para o município, com a participação e interesse de todos, um projecto para Penafiel para o século XXI.

É necessário mobilizar a contribuição de todos aqueles que possuam capacidades e competências, aos mais diversos níveis profissionais e que estejam disponíveis para intervir na recuperação do atraso que se verifica no nosso concelho.

Gostaria de assegurar que a candidatura da CDU, não é nem será contra ninguém. Seremos sempre a consciência critica que falta na Câmara ou o porta voz dos que hoje não têm voz.

Teremos sempre uma prática permanente de ligação às populações e aos seus problemas, iniciaremos um estilo de trabalho que a todos envolva, que não personalize ninguém. Para a CDU todos serão iguais. (...)"

26 de Maio de 2001