Ana Rita Carvalhais
Cabeça de Lista da CDU à
Câmara Municipal de Leiria

Docente do quadro de nomeação definitiva da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, de Leiria. 47 anos. Casada. Residente em Leiria.
Licenciada em Filologia Germânica.
É Coordenadora do Executivo Distrital de Leiria do Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) e Membro do Secretariado Nacional da Federação Nacional dos Professores (FENPROF).
É Membro do Conselho Nacional da CGTP-IN.
É Membro do Conselho Municipal de Educação de Leiria.
É Militante do PCP e Membro do Executivo da Direcção da Organização Regional de Leiria.

"(...) Estamos hoje aqui anunciando que a CDU parte para este novo combate eleitoral com confiança e determinação e com a consciência de que no mandato que vai terminar, os eleitos da CDU nos órgãos onde está representada, não só assumiram as funções de fiscalização, mas essencialmente se afirmaram como uma força propositiva que procura dar, mesmo numa situação de minoria, um contributo positivo para a resolução dos problemas das populações e do concelho.

Apresentamo-nos para a batalha eleitoral que se avizinha de forma renovada, mas assumindo toda a experiência colectiva de um projecto e de um combate que os nossos principais adversários reconhecem de valor na resolução dos problemas do concelho de Leiria.

Com uma intervenção nos vários domínios da actividade municipal, a CDU foi a única força política de oposição que no Município de Leiria apresentou, no âmbito do Plano de Actividades, um conjunto diversificado de propostas, muitas das quais foram concretizadas, resolvendo um conjunto vasto de problemas das populações do concelho.

Convictos que a nosso favor corre o percurso de trabalho e realização dos eleitos da CDU, apresentamo-nos às próximas eleições autárquicas, não apenas para cumprir calendário, mas para crescer e avançar, lutando pela conquista de um lugar na vereação do Município de Leiria e pelo aumento do número de eleitos da CDU na Assembleia Municipal e nas freguesias. (...)

Porque assim pensamos com convicção repudiamos as formas de monopolização do poder que o PSD pôs pela primeira vez em prática no concelho de Leiria, e o PS noutros concelhos da região, afastando todas as forças da oposição da responsabilidade directa nos principais órgãos dos municípios.

Com as nossas firmes convicções e com forte confiança no nosso trabalho e no nosso projecto estaremos, nos próximos meses, demonstrando, que tal como na política nacional, também no plano do Poder Local a chamada bipolarização entre PSD e PS é uma falácia acarinhada e soprada sobretudo para desanimar as esperanças de uma verdadeira mudança e fechar as perspectivas de melhores soluções para a gestão municipal. Leiria não pode estar condenada apenas a escolher entre duas forças políticas com os mesmos valores e a mesma visão dos problemas que a cartilha do pensamento neoliberal proclama. (...)"

5 de Julho de 2001