Manuel Maria Libério Coelho
Cabeça de Lista da CDU
à Câmara Municipal de Avis

Economista. 33 anos.
Foi Presidente da Assembleia Municipal de Avis entre 1994 e 1997.
Foi Vereador da Câmara Municipal de Avis entre 1998 e Maio de 2000, com responsabilidade nas áreas de Educação, Cultura, Desporto, Acção Social e Turismo.
É Presidente da Câmara Municipal de Avis desde Junho de 2000.
É Membro do Secretariado Executivo da Comissão Concelhia de Avis, do Executivo da Direcção da Organização Regional de Portalegre, da Direcção Regional do Alentejo e do Comité Central do PCP.

"(...) Há quatro anos atrás, nas Eleições Autárquicas de Dezembro de 1997, apresentámo-nos às populações do nosso Concelho. Nessa altura, demos a conhecer as equipas que iríamos apresentar para a Câmara Municipal, para a Assembleia Municipal e para as Assembleias de Freguesia. Na mesma ocasião divulgámos, também, publicamente o Programa/Compromisso Eleitoral que a CDU propunha levar à prática no mandato que terminará em Dezembro deste ano. Em altura de balanço, apesar de ainda faltarem seis meses para o fim do mandato, podemos afirmar, de cabeça erguida, que muito foi o trabalho realizado e muitas são as obras que estão a decorrer. Se compararmos aquilo com que então nos comprometemos e aquilo que realizámos, facilmente se chegará à conclusão que cumprimos o nosso Programa em praticamente 100% e que, para além disso, muitas foram as obras não previstas e as áreas não contempladas em que intervimos dando resposta a necessidades entretanto surgidas.

Não terá sido um trabalho isento de erros e é possível, aqui ou acolá, apontar insuficiências ou deficiências. São situações para as quais procurámos em tempo útil encontrar soluções, apesar de algumas serem determinadas por forças que nos são exteriores, mas, no global, são pequenas situações que não podem desvalorizar a imensa obra realizada. A este propósito, posso informar que, muito em breve, publicaremos um "Presta Contas" dando a conhecer a toda a população do Concelho aquilo que fizemos para que, na altura própria, cada um possa fazer as suas opções de forma conhecedora e consciente.

Hoje, aqui, cabe-nos também dar a conhecer, ainda que de forma sucinta e sem prejuízo do que atrás referi, algum do trabalho realizado e traçar algumas linhas de trabalho para o futuro. As nossas propostas para o próximo mandato poderão englobar-se em quatro vertentes que passo a apresentar:

  1. Um Concelho de Progresso assente num Desenvolvimento Sustentado
    É nosso entendimento que o progresso do Concelho no que concerne ao desenvolvimento na sua vertente económica passa por conseguirmos, no quadro das nossas possibilidades, aproveitar aquilo que são as nossas potencialidades mais relevantes. Esse tem sido o nosso percurso, esse é o rumo que queremos prosseguir. (...)
  2. Um Concelho de Bem Estar, de Qualidade de Vida e com Vida Própria
    O Município de Avis tem vindo a desenvolver uma política assente em dois objectivos fundamentais: um, o de procurar fixar as suas populações, sobretudo os mais jovens e, um outro, o de permitir às suas populações o acesso a uma vida com qualidade. (...)
  3. Um Concelho Moderno, Solidário e Centrado nas Pessoas
    (...)Num Concelho com as características do nosso, os idosos, a chamada 3ª idade, eos mais novos, a infância, têm merecido, através das suas estruturas associativas ou das Instituições vocacionadas para o efeito, um enorme apoio.(...)
  4. Um Concelho com uma Gestão Democrática, Aberta, Participada e Mobilizadora de Energias, Vontades e Ideias (...)"

23 de Junho de 2001