Rui Manuel Soares de Oliveira Bastos
Cabeça de Lista da CDU à
Câmara Municipal de Anadia

Professor do Ensino Secundário. 31 anos. Casado. Tem duas filhas. Residente em Arcos, Anadia.
Engenheiro Electrotécnico, curso tirado no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.
Enquanto Estudante participou activamente nas manifestações e lutas promovidas pelos órgãos associativos académicos.
É Membro da Comissão Coordenadora de Anadia da CDU

"A CDU sendo, como é, uma Coligação de dimensão nacional, apresenta-se em Anadia com as credenciais que resultam da elevada qualidade do trabalho desenvolvido nas autarquias a que preside, bem como naquelas onde está em minoria, credenciais que são a melhor garantia da nossa actuação futura.
... A CDU tem apresentado propostas, tem transmitido o sentir da população face aos desmandos do poder instalado desde há mais de duas décadas no nosso concelho. Tem criticado de forma construtiva e denunciado casos em que as prioridades camarárias não correspondem, nem de perto nem de longe, às preocupações dos Anadienses.
... São muitas as carências em Anadia. Carências demasiadas para que o Concelho se possa afirmar como Capital da Região Bairradina. E as obras de fim de mandato, um pouco espalhadas por todo o lado e as promessas de que agora é que vai ser, não me convencem do contrário, nem aos componentes da lista da CDU.
Anadia precisa de trabalho, de quem goste da sua terra e por ela se preocupe. Precisa de gente empenhada, que mobilize o povo para levar por diante o muito que falta fazer.
Anadia precisa de quem sirva sem se servir, de quem esteja de facto disponível para planear e decidir os destinos do Concelho, e não de quem tenha como preocupação primeira interesses particulares próprios.
Por assim pensar e porque urge alterar este estado de coisas, a CDU inicia assim um processo de levantamento exaustivo das reais aspirações dos munícipes, de modo a aproximar o seu programa do sentir dos Anadienses. Para levar por diante esta tarefa, contamos com o apoio de homens e mulheres do Concelho, de jovens, de trabalhadores de várias profissões e de reformados, de muitas pessoas prestigiadas e empenhadas nas causas do Concelho.
O nosso programa definirá a postura e estilo de trabalho que nos propomos adoptar, claramente marcadas pela abertura e pelo diálogo, instituindo uma nova forma de relacionamento com todos os Munícipes, independentemente da sua classe social, com os funcionários da autarquia, com as instituições da nossa terra, com os Municípios vizinhos (todos tão Bairradinos quanto nós), com o poder central, projectando uma nova imagem do Concelho e da sua Autarquia.
O programa abordará, de forma mais ou menos desenvolvida, um conjunto de questões de entre as quais posso, desde já, destacar: - o planeamento urbanístico; o ambiente em todas as suas vertentes; a habitação social; o ensino; o desenvolvimento das zonas rurais; o desenvolvimento económico (dando atenção particular à indústria, sempre na perspectiva da valorização do trabalho); a cultura; o desporto nas suas variadas vertentes; a saúde; os transportes e o trânsito.
Entendemos ser necessário pôr à disposição da população mecanismos que incentivem a sua participação no nosso projecto. Deste modo, criámos um gabinete de apoio, com o objectivo de auscultar as necessidades e os anseios dos Anadienses, através da página da CDU - ANADIA na Internet (http://cduanadia.no.sapo.pt), respectivo E-mail (cdu.anadia@megamail.com), e evidentemente, por contacto pessoal. Mas será no terreno que irá prevalecer a nossa maior actividade.
Anadia, pela sua dimensão, pela capacidade da sua população, tem condições e merece ser uma terra onde dê gosto viver.
Estou convicto de que a CDU, pelo seu passado e pelo seu presente, é a força política que melhores condições tem para protagonizar esta merecida mudança."

3 de Julho de 2001