Extracto da Intervenção de Jerónimo de Sousa,
Secretário-geral do PCP
na apresentação dos candidatos da CDU pela Região Autónoma da Madeira sobre declarações atribuídas ao Presidente da República
Madeira, 7 de Janeiro de 2005

(…)

A serem exactas as declarações que o «Diário de Notícias» atribui ao Presidente da República é caso para dizer que seria muito pouco apropriado o Sr. Presidente da República afirmar na praça pública que é absolutamente a favor da necessidade de maiorias, subentendendo-se que absolutas.

À beira de eleições em que é manifesto que há um Partido que apela à obtenção duma maioria absoluta, seria o que se chama "fazer um jeito".

Sublinhe-se que o desejo que é atribuído ao Presidente da República de chegar à possibilidade de fazer maiorias com mais facilidade mas mantendo a proporcionalidade revela uma contradição insanável, uma impossibilidade prática, pois esse objectivo conduziria sim a um ainda maior enfraquecimento e distorção da proporcionalidade, ou seja, a operações de engenharia eleitoral destinadas a produzir resultados cada vez mais distanciados da real vontade manifestada pelos eleitores nas urnas.

Por último, dada a frequência com que titulares de cargos públicos estão enunciando publicamente opiniões que, em última análise, representam formas explícitas de influenciar a disputa eleitoral, fazemos um apelo sincero: observem uma conduta discreta e isenta, e confiem na capacidade de decisão, essa sim, soberana, das cidadãs e cidadãos eleitores.

(...)