Intervenção de Honório Novo
Cabeça de Lista da CDU ao Círculo Eleitoral do Porto
28 de Dezembro de 2004

Camaradas e amigos
Senhoras e Senhores Convidados
Senhoras e Senhores Jornalistas

Como primeiro candidato da lista da CDU gostaria de saudar a população do Distrito do Porto, as mulheres e os homens que aqui vivem e trabalham, os jovens que sonham e lutam por um emprego e por uma vida melhor, os reformados e idosos que aspiram e têm direito a uma vida plena e com dignidade!

Saúdo também, de forma muito especial e carinhosa, os activistas e militantes da Coligação Democrática Unitária, os independentes que hoje aqui estão, os militantes da Intervenção Democrática, do Partido Ecologista os Verdes e do Partido Comunista Português, partidos que integram e dão corpo a este grande projecto de transformação social, a este grande projecto da esquerda em Portugal!

Gostaria também de, neste momento, dirigir uma palavra muito especial de solidariedade aos milhares de trabalhadoras e trabalhadores que estão desempregados no Distrito do Porto, um Distrito que as políticas de direita converteram num oceano de instabilidade social, de precariedade laboral e de desemprego! Mas gostaria sobretudo de lhes assegurar que podem contar connosco! Podem contar com os activistas e militantes dos partidos que integram a Coligação Democrática Unitária, podem contar com a CDU! Travaremos todos um combate sem quartel contra o encerramento de empresas e contra o desemprego, pelo investimento produtivo e desenvolvimento sustentado do Distrito e do País!

Camaradas e Amigos

A dissolução da Assembleia da República, a demissão do Governo PSD/CDS-PP e a marcação de eleições legislativas para 20 de Fevereiro são decisões que, embora tardias, resultaram em grande parte de um conjunto muito vasto, diversificado e poderoso de lutas dos trabalhadores e do Povo contra as políticas que a Direita vinha aplicando e aprofundando desde que tomou o poder em 2002!

As eleições de 20 de Fevereiro são assim uma oportunidade para correr com a Direita do poder! Mas são também, são especialmente uma oportunidade para correr de vez com as políticas de direita, para permitir uma mudança radical de política, para impor uma política de esquerda, uma política de justiça social, de solidariedade, uma política que permita vencer as dificuldades e os desafios colectivos que se colocam a Portugal e aos portugueses!

A CDU, Camaradas e Amigos, encara as eleições de 20 de Fevereiro com grande confiança!

A confiança que em primeiro lugar resulta do trabalho que fizemos. Um trabalho que resulta de um profundo empenho colectivo e de uma ligação privilegiada com os trabalhadores, que se baseia no levantamento e acompanhamento dos problemas concretos e numa relação permanente com os eleitores e as populações e que, por tudo isto, se traduziu num trabalho parlamentar que no Distrito não tem qualquer comparação! Repito e sublinho: a actividade parlamentar da CDU é resultado de um grande trabalho colectivo e não tem, nem qualitativa nem quantitativamente, qualquer comparação! Eleger é também avaliar o desempenho dos eleitos! E por isso encaramos as eleições de 20 de Fevereiro com a confiança de quem nunca esqueceu compromissos e de quem sempre lutou pela melhoria da qualidade de vida da população do Distrito!


A CDU parte para estas eleições apostada no combate ao rotativismo instalado no Distrito entre o PSD e o PS.

É tempo de terminar com a alternância de caras e a consonância de interesses, projectos e praticas políticas!

Enquanto PS e PSD se substituem no poder, o Distrito continua a atrasar-se e a ser discriminado! Cada vez com menos voz! Cada vez mais longe do desenvolvimento!

Enquanto PS e PSD se substituem no poder, o Distrito continua sem investimento produtivo, sem emprego, com grande défice em infra-estruturas essenciais, com graves problemas ambientais, sem políticas eficazes de educação e formação, com baixos níveis sanitários e níveis inaceitáveis de salários e de precariedade laboral!

É tempo de dizer basta à alternância que só tem prejudicado o Porto e a Região!


A CDU encara com grande confiança mais esta importante batalha democrática!

Uma batalha pela democracia contra quem pretende reduzir a vida política ao pantanal da bipolarização.

Uma batalha contra o empobrecimento da vida política, combatendo a abstenção.

Uma batalha pelo pluralismo que assegure o direito constitucional de tratamento equidistante e independente na Comunicação Social.

Uma batalha pelo esclarecimento que mostre a CDU como força política que honra os seus compromissos e defende uma política de esquerda mas que nunca será muleta, muito menos passará cheques em branco a quem diga agora uma coisa e depois faça outra bem diferente!

A CDU parte para estas eleições com confiança no reforço da sua votação e da sua representação eleitoral no Distrito.

Queremos mais votos para podermos intervir melhor e com mais eficácia na resolução dos problemas do Distrito!

Queremos mais mandatos para dar mais voz às aspirações dos mais jovens, para continuar a luta pelos direitos das mulheres e de combate à discriminação, para prosseguir na defesa do crescimento económico para a melhoria das condições de vida e de trabalho!

Queremos eleger mais deputados, recuperar o mandato perdido em 2002, criar melhores condições para derrotar a Direita e impor uma nova política!

Com empenho e com trabalho, com ideias e compromissos sólidos com os trabalhadores e a população do Distrito, com a mobilização das vontades e capacidades dos comunistas, dos verdes e outros democratas que lutam na CDU, vamos enfrentar com confiança a campanha eleitoral.

Temos um projecto democrático, solidário, de transformação e justiça social, de igualdade de oportunidades, capaz de criar uma verdadeira política de esquerda no Porto e no País.

Temos vontade de mobilizar mas apoios e mais votos para reforçar e fazer crescer a CDU.

Temos a confiança e a força para mobilizar mais apoios e votos para fazer virar a política mesmo à esquerda!