Os Custos do Alargamento e as Contribuições Nacionais dos actuais Estados-membros
Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo
18 de Dezembro de 2002

 

No passado dia 17 de Dezembro de 2002, foi publicada uma notícia no Internacional Herald Tribune com o título "EU gets a 'bargain' in expanding east", ou seja, a expansão para o leste da UE foi uma "pechincha". No artigo de Thomas Fuller afirmava-se que o custo real líquido da expansão a leste era de cerca de €10.3 milhões ($10.5 milhões), de acordo com documentos que teriam sido publicados pela Comissão Europeia a 16 de Dezembro.

Por outro lado, afirmava que a Comissária Schreyer teria revelado quanto cada novo Estado-membro iria receber e quanto alguns dos actuais Estados-membros iriam pagar, com destaque para o reino Unido.

Sendo assim, gostava de solicitar:

1 - Quanto é que cada um dos novos Estados-membros irá receber e quanto é cada um dos actuais Estados-membros irá pagar em cada um dos primeiros três anos do alargamento, ou seja, quais as contribuições líquidas de cada um dos Estados-membros na UE-25 entre 2004 e 2006?

2 - Qual é a distribuição dos montantes disponíveis para alargamento nas conclusões do Conselho Europeu de Copenhaga para cada um dos novos Estados-membros, por ano?

3 - Quais as estimativas que faz dos ganhos comerciais para cada um dos actuais Estados-membros, tendo em conta as previsões de incremento ao nível das exportações e importações?

Resposta