Deslocalizações e desemprego
Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo
21 de Janeiro de 2004

 

Mais uma empresa multinacional de confecções, a Brax Portuguesa, Fábrica de Confecções, Lda., corre o risco de encerrar as suas instalações em Vila Nova de Gaia, Portugal, ameaçando com o desemprego mais de 400 trabalhadores, a maioria dos quais são mulheres.

Perante a gravidade desta situação numa zona e num País onde o desemprego não pára de aumentar, impõe-se que a Comissão Europeia e o Governo Português tomem todas as medidas possíveis para impedir mais um encerramento de uma multinacional em Portugal, com possível deslocalização para outro país europeu.

Assim, solicito à Comissão que me informe do seguinte:

1. Foram pagos à Brax Portuguesa, Fábrica de Confecções, Lda., situada em Aldeia Nova, Serzedo, Vila Nova de Gaia, Portugal, alguns apoios comunitários? Em caso de resposta afirmativa, solicito o ponto da situação.

2. Foram concedidos pela União Europeia à empresa-mãe ou a qualquer filial quaisquer apoios financeiros? Em caso de resposta afirmativa solicito o ponto da situação.

3. Que medidas pensa a Comissão tomar para travar estas constantes deslocalizações de multinacionais e o desemprego que provocam?

Resposta