Relatório Figueiredo - Execução da Agenda de Política Social
Intervenção de Ilda Figueiredo
3 de Setembro de 2003

Vivemos um momento particularmente preocupante no plano económico e social.

Registe-se que para se atingirem as metas de emprego que o Conselho se comprometeu em 2000, terão de ser criados mais 15 milhões de novos empregos, de qualidade e com direitos, até 2010. Ora, o que está a aumentar é o desemprego. De igual modo, a pobreza mantém-se em níveis escandalosos. Mais de 15% da população, ou seja, cerca de 56 milhões de pessoas, encontra-se em risco de pobreza.

Esta situação deveria soar como um alerta sonoro para alterar as políticas comunitárias e monetaristas, para dar toda a prioridade ao investimento público e a outras medidas de promoção do emprego e da inclusão social. Nas nossas propostas insistimos na necessidade de revisão do Pacto de Estabilidade para apostar numa política de desenvolvimento económico. Espero que, no imediato não se contabilizem para o défice orçamental os investimentos e despesas que se têm de realizar por causa da catástrofe dos incêndios e da seca.