Comentário do PCP sobre a composição do Governo PS
Nota do Gabinete de Imprensa do PCP
4 de Março de 2005

Mais do que a composição e orgânica do Governo, o importante é conhecer o seu Programa e a política que em concreto venha a realizar.

Os resultados das eleições de 20 de Fevereiro, que constituiram uma clamorosa condenação do governo de coligação PSD/CDS-PP, expressaram uma profunda vontade de mudança e uma clara exigência do fim de muitos anos de políticas de direita responsáveis pela grave situação do país.

A acrescer a afirmações e omissões durante a campanha, há nomes que colocam interrogações e aumentam inquietações quanto ao rumo político que vai ser seguido. Não é um bom sinal que do elenco governamental anunciado façam parte pessoas conhecidas pelas suas posições neoliberais ou comprometidas com governos anteriores e que manifestamente não oferecem garantias das necessárias mudanças de políticas.

Os problemas de Portugal não se resolvem com uma política que continue a agravar os problemas dos portugueses.

O PCP agirá para que sejam concretizadas as aspirações de mudança dos trabalhadores e do povo português e nesse sentido apresentará propostas na Assembleia da República, nomeadamente para o combate ao desemprego e a promoção do desenvolvimento e da justiça social, a revogação do Código do Trabalho, o aumento do salário mínimo nacional e das pensões de reforma, a revisão do Pacto de Estabilidade e Crescimento, a aplicação da cláusula de salvaguarda para a defesa do sector têxtil, uma maior justiça fiscal e a despenalização da IVG. Estas são algumas questões urgentes relativamente às quais o futuro Governo terá que rapidamente clarificar a sua posição.