Sobre o encontro PCP – PS relativo à cidade de Lisboa
Nota do Gabinete de Imprensa do PCP
6 de Abril de 2005

Instado a confirmar notícias referentes ao agendamento de um encontro entre o PCP e o PS para análise às possibilidades da viabilização de uma coligação eleitoral, o PCP deseja esclarecer o seguinte:

1. Em resposta por parte do PS ao pedido de encontro que havia sido proposto pelo PCP no início de Março, está agendado para o próximo dia 13 de Abril uma reunião entre delegações dos dois partidos que contarão com a presença dos respectivos secretários-gerais.

2. O encontro realiza-se passado mais de um mês após a proposta do PCP que o havia sugerido para a primeira quinzena de Março. Ao longo deste período dirigentes do PS produziram declarações que revelam inaceitáveis ambições hegemónicas, ao mesmo tempo que na Câmara e Assembleia Municipal de Lisboa o PS vem assumindo uma preocupante convergência com o PSD em matérias e decisões que comprometem um projecto alternativo para a cidade.

3. Como no passado sábado foi sublinhado pela CDU no seu encontro concelhio, a realização desta reunião, correspondendo à abertura manifestada para uma avaliação séria da viabilidade de um coligação que permita pôr termo à gestão de direita, não diminui em nada o trabalho de afirmação e dinamização da CDU na cidade de Lisboa, no qual se insere o anúncio a curto prazo dos seus candidatos à presidência da Câmara e Assembleia municipais e às principais freguesias.

4. Correspondendo ao património de trabalho e ao reconhecido valor e prestígio que tem granjeado na cidade, a CDU e o seu reforço são a garantia mais sólida não apenas da assunção de uma gestão democrática e identificada com os interesses e aspirações da cidade e da sua população, como um contributo positivo e indispensável para assegurar o êxito eleitoral de uma eventual coligação.