Extracto do Comunicado do Comité Central
9 de Fevereiro de 2003

14.

O Comité Central do PCP decidiu fixar, de acordo com a Resolução Política da Conferência Nacional de Junho passado, para os dias 10 e 11 de Maio, a realização da Conferência Nacional sobre o PCP e o Poder Local. A Conferência Nacional, pela sua preparação e realização, tem por objectivo contribuir para um alargado debate e aprofundamento da acção e intervenção locais do Partido, integrada com o desenvolvimento da acção dos comunistas nas autarquias.

O Comité Central sublinha que a Conferência deve assumir-se como um processo e um momento: de dinamização da acção e intervenção políticas das organizações locais, no qual o trabalho nas autarquias se insere; de afirmação de uma concepção de trabalho de Partido que, no plano local, não se esgota na intervenção autárquica, nem pode ser delegado nos eleitos locais; de contribuição para uma maior proximidade e envolvimento do conjunto das organizações na intervenção sobre os problemas locais; de aprofundamento das orientações para o desenvolvimento concreto do nosso trabalho nas autarquias e do conteúdo político da acção autárquica e do exercício do poder.

O Comité Central chama a atenção que o êxito dos objectivos fixados com a realização da Conferência Nacional sobre o PCP e o Poder Local depende da concretização de um alargado e aprofundado debate prévio, que é necessário organizar desde já, no conjunto das organizações, tendo em vista os seus objectivos e a necessidade de envolver e mobilizar o Partido. Nesse sentido, o Comité Central apela a todos os militantes e organizações para que, com a sua opinião e experiência, contribuam para que, pelo debate preparatório e a sua realização, a Conferência se traduza no reforço da iniciativa política do Partido, na elevação da qualidade da nossa acção nas autarquias, e numa mais afirmada presença e influência do PCP.