PCP protesta
contra intoxicação da TSF

21 de Março de 2002

 

Exmo. Senhor
Carlos Andrade
Director de Informação

Caro Carlos Andrade :

Culminando contactos e diligências feitas pelo PCP junto da TSF desde as 3,40 hs de hoje, e ao fim de 14 horas em que a TSF andou a dar corda a um assunto sem nenhum fundamento - alegadas expulsões decididas ou propostas no PCP - não posso deixar de lhe sugerir uma reflexão sobre :

1. Se é legitimo que, numa matéria deste impacto e melindre, a TSF começasse a avançar uma notícia então sobre uma alegada decisão de expulsão de vários membros do PCP baseada apenas nas suas fontes e sem nenhum contacto ou procura de informação junto do PCP.

2. Se é decente e sinal de frieza e seriedade jornalística que, tendo a notícia sido desmentida à TSF às referidas 3,40 hs da madrugada, ela tivesse sido mantido com pequenos retoques durante os noticiários da manhã e tivesse dado pretexto a um comentário de A.J. Teixeira a um "Forum" como se tratasse de uma questão real.

3. Se é demais para a TSF perceber que uma coisa são opiniões e outra são decisões e se também é demais perceber que, numa reunião onde não foram tomadas tais decisões ou tiradas tais conclusões, possuem idêntico valor noticioso quer opiniões num sentido quer outras opiniões expressas noutro sentido, ainda que a fonte da TSF as tenha escondido.

4. Se é normal e correcto que, depois de o Secretário-geral do PCP em conferência de imprensa realizada às 11,30 ter desmentido frontalmente tais notícias, em noticiários posteriores a TSF continuasse a insistir no tema das "expulsões" ainda com a falsidade de um alegado agendamento das "expulsões" para a próxima reunião do Comité Central do PCP`e continuasse a transmitir diversas reacções ou opiniões sobre uma questão comprovadamente inventada e sem fundamento.

Se tudo o que, a este respeito, aconteceu nestas memoráveis 14 horas de emissão da TSF é legítimo, decente, normal e correcto, então não hesite e diga-mo com franqueza. Ou então, tenha a honradez de reconhecer que a falta de rigor e de sentido da responsabilidade da TSF no tratamento deste assunto se traduziu numa objectiva intoxicação da opinião pública, mais uma vez prejudicando e caluniando o PCP.

Receba os cumprimentos do

Vítor Dias