Homenagem a Fernando Lopes Graça

Jornada

Não fiques p'ra trás, ó companheiro,
É de aço esta fúria que nos leva.
P´ra não te perderes no nevoeiro,
Segue os nossos corações na treva.

Vozes ao alto, vozes ao alto!
Unidos como os dedos da mão,
Havemos de chegar ao fim da estrada,
Ao sol desta canção.

Aqueles que se percam no caminho,
Que importa! Chegarão no nosso brado.
Porque nenhum de nós anda sozinho,
E até os mortos vão ao nosso lado.

Vozes ao alto, vozes ao alto!
Unidos como os dedos da mão,
Havemos de chegar ao fim da estrada,
Ao sol desta canção.

José Gomes Ferreira

PROGRAMA


Fausto Neves, piano


GLOSAS
sobre Canções Tradicionais Portuguesas
(1950)

Glosa I
(da canção alentejana “De Noite Tudo São Sombras”)
Glosa IX
(da “Moda da Segada”, de Vinhais)


SONATA Nº 1
(1934)

I – Allegro
II – Andantino con moto
III – Presto


CINCO NOCTURNOS
(1957-59)

I – Tranquilo
II – Misterioso
III – Lusingando


À MEMÓRIA DE MICHEL GIACOMETTI
Por tudo o que o povo português
e a sua bela música tradicional lhe ficaram devendo


MÚSICA FESTIVA Nº 23
Nos 80 anos do grande camarada e amigo Álvaro Cunhal
(10.XI.93 – 25.IV.94)


MORTO, JOSÉ GOMES FERREIRA,
VAIS AO NOSSO LADO
(17.II.85 Agosto.89)


Fausto Neves

Oriundo de uma família com tradições musicais, iniciou os seus estudos na Academia de Música de Espinho sua terra natal e completou-os no Conservatório de Música do Porto, na Universidade Laval (Canadá) e no Conser-vatório de Música de Genève (Suíça). Nesta última escola, concluiu o Prémio de Virtuosidade, aprofundou também os seus conhecimentos nos domínios da Música de Câmara e da Análise Musical e foi admitido no seu corpo docente.

Discípulo de Helena Costa, estudou ainda com os pianistas Robert Weizs, no Canadá, e Harry Datyner, na Suíça. Frequentou seminários com Sequeira Costa, Moura Castro, Josef Palenicek e Jörg Demus.

Apresentando-se em público desde muito cedo, estreou--se como solista da Orquestra Sinfónica do Porto aos catorze anos, sob a direcção do maestro Silva Pereira. É convidado frequente das mais importantes organiza-ções e festivais de música nacionais, tendo actuado ainda na Suíça, no Canadá, em Espanha, na França, no Brasil e na Itália, e gravado para a RTP, RDP e TV Cultura (Brasil). Colaborou ainda com os maestros Arpad Gerezs, Gunther Arglebe, Graça Moura, Álvaro Salazar, Kamen Goleminov, Fernando Eldoro, Marc Tardue, Ferreira Lobo e Philippo Zigante.

Dos inúmeros instrumentistas com quem colaborou em Música de Câmara destacam-se a violoncelista Gisela Neves (CD “Alla Danza”), o pianista Álvaro Teixeira Lopes e, integrando o quarteto de dois pianos e percus-são, o pianista Pedro Burmester e os percussionistas Miguel Bernat e Manuel Campos, É membro do Trio “Contrastes”, com o violinista Radu Ungureanu e o clarinetista Carlos Alves.

A sua actividade docente desenrolou-se nos Conser-vatórios de Música de Sion e de Genève (Suíça), no Conservatório de Música do Porto, na Academia de Música de Espinho, na Escola Superior de Música do Porto e na Escola Profissional de Música de Espinho. Foi assistente da pianista Helena Costa nos Cursos de Música de Espinho e é solicitado frequentemente a reger Cursos de Interpretação e de Pedagogia Pianís-ticas em Portugal e no estrangeiro.

Detentor do 1.º Prémio do Concurso “Cidade da Covilhã”, entre outras recompensas, é regularmente convida-do a integrar júris de concursos nacionais e interna-cionais.

Actualmente ocupa o cargo de professor-auxiliar convidado na Universidade de Aveiro.