Intervenção da deputada
Ilda Figueiredo no PE

Proposta de resolução sobre
as mulheres no processo de decisão

1 de Março de 2000


Apesar dos avanços no plano legislativo e dos lamentos que periodicamente todos fazemos sobre as desigualdades e discriminações baseadas no sexo, das propostas apresentadas visando a sua resolução, mantêm-se as causas que estão na sua origem, o que significa que é necessário alterar políticas em diversas áreas para garantir às mulheres a participação em igualdade no processo de decisão.

Sabemos que esta é área que se está a revelar mais difícil, seja por continuarem a recair sobre as mulheres as principais responsabilidades na vida familiar, seja porque persitem preconceitos e interesses que dificultam a participação efectiva das mulheres nas várias áreas de maior responsabilidade.

A verdade é que a escassa participação das mulheres nos centros de representação política e de tomada de decisões implica um défice democrático incompatível com uma verdadeira democracia.

Assim, é essencial que se cumpram as várias directivas na área da igualdade, que o Conselho, a Comissão e cada Estado membro se comprometam decisivamente no cumprimento dos compromissos que têm assumido, designadamente na Conferência de Pequim.