Declaração de Voto da deputada

Relatório Smet - Gröner sobre o seguimento
dado ŕ Plataforma de Pequim

18 de Maio de 2000

Votámos favoravelmente este relatório dado que aí estão sublinhados os aspectos mais importantes da análise que fazemos sobre o seguimento dado à Declaração e à Plataforma de Acção de Pequim.

Igualmente pensamos que o processo de revisão de 2000 não deverá, de forma alguma, levar a uma renegociação dos compromissos assumidos em Pequim. Todos os doze sectores críticos são importantes e é necessário enfrentá-los, dado que a discriminação em função do género está presente em todos os domínios e a falta de progressos num sector repercute-se, inevitavelmente, nos outros.

Consideramos também importante a realização de uma nova conferência, daqui a cinco anos, tendo em vista avaliar os progressos das mulheres nas áreas da igualdade, do desenvolvimento e da paz.
Sublinhamos como fundamental que o Conselho, a Comissão e os Estados-membros façam tudo para combater a violência exercida contra as mulheres, seja ela a nível doméstico, no local de trabalho, na sociedade em geral ou nos conflitos armados.