Voltar ao início

APELO ÀS MULHERES PORTUGUESAS

Fazemos um apelo às mulheres portuguesas para que se mobilizem, a fim de prepararmos, em conjunto, a Marcha Mundial das Mulheres do ano 2000.
Os dois objectivos principais da Marcha são a luta contra a pobreza e contra a violência que atingem sobretudo as mulheres.
A Marcha Mundial de Mulheres do Ano 2000 lançada pela Federação de Mulheres do Québec inscreve-se nos objectivos da Conferência das Nações Unidas de 1995, de afirmação dos direitos das mulheres e da sua exigência de igualdade de oportunidades.
Os objectivos de luta contra a pobreza e a violência que mobilizam as mulheres dos cinco continentes são tidos, também, como prioridades no nosso país, onde os índices de pobreza e de violência afectam um número crescente de mulheres.
As políticas governamentais têm favorecido o neo-liberalismo e opções económicas geradoras de desemprego, discriminação, precaridade e exclusão social, constituindo uma das bases mais importantes para o aumento da violência e dando espaço ao surgimento de atitudes de racismo e xenofobia.

Exigimos

Um Portugal que contribua para promover uma Europa social, dos trabalhadores(as) e dos cidadãos(ãs).
Uma Europa que assegure a autonomia de todas as mulheres que vivem no continente europeu através do direito ao trabalho e ao emprego, a um rendimento justo e a uma protecção social digna, assim como a uma participação plena na vida pública e na esfera privada.
Um Portugal e uma Europa que se oponham à violência e a todas as formas de discriminação, nomeadamente entre mulheres e homens, de pessoas deficientes, minorias étnicas, emigrantes ou em função da orientação sexual.
Um Portugal e uma Europa que harmonizem a legislação no sentido do progresso, zelem pelo aperfeiçoamento das leis e assegurem o seu efectivo cumprimento, de forma a garantir às mulheres a integridade física e moral e assegurem a igualdade de direitos.
Portugal numa Europa solidária que contribua para o desenvolvimento dos países mais pobres exigindo nomeadamente a anulação da dívida.
Um Portugal e uma Europa que potenciem a construção de uma paz duradoura.

Apelamos

A todas as mulheres portuguesas e a todos os que se identificam com os ideais de justiça social, de democracia e com os objectivos desta Marcha para que se mobilizem para a

Marcha Nacional no dia 7 de Outubro de 2000

que culminará as iniciativas que no quadro da

Marcha Mundial se iniciarão a 8 de Março de 2000.

A Plataforma Nacional da Marcha Mundial de Mulheres do Ano 2000