8 de Março – Dia Internacional da Mulher
Nota do Gabinete de Imprensa do PCP
7 de Março de 2005

Na passagem amanhã, do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, o PCP saúda as mulheres portuguesas valorizando o significado desta data como uma importante jornada de afirmação dos seus direitos, uma jornada que assinala em Portugal os 30 anos da sua primeira comemoração em liberdade e também o 30º aniversário do Ano Internacional da Mulher (declarado pela ONU).

No âmbito desta comemoração o PCP assinala a data de 1910 – ano em que foi proclamado o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher em homenagem à luta das operárias têxteis de Chicago pela redução da jornada de trabalho e por direitos, com um conjunto de iniciativas e a edição de um folheto em que se destacam as primeiras iniciativas do PCP nomeadamente na Assembleia da República, pela garantia da sua autonomia económica, por uma mais justa repartição do rendimento nacional em favor das mulheres, da efectiva protecção da função social da maternidade-paternidade, pela igualdade de acesso de todas as mulheres ao serviço nacional de saúde e a promoção da igualdade de direitos na família com direito à vida profissional e familiar.

Do conjunto de iniciativas que o PCP promove amanhã em todo o país, com a participação de dirigentes nacionais e regionais, destacam-se a declaração do Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, na Soeiro Pereira Gomes, às 15h30 e acções de contacto especialmente dirigidas às trabalhadoras nos seguintes locais:

Aveiro12h30 na Empresa RHODE (Calçado) com a presença de Luísa Araújo, da Comissão Política do PCP

Lisboa8h30 - EPAL (Avenida da Liberdade), EDP (Marquês Pombal), CTT (Praça D. Luís), PT (Andrade Corvo); às 12h00 no Centro Comercial Colombo; às 12h30 na ESCRITOMÁTICA (zona industrial, Odivelas) e às 14h30 – CODAN (Alto dos Pombais, Odivelas).

Porto7h45 no Hospital de Stº António, com presença de Silvestrina Monteiro, às 12h30, Honório Novo e Silvestrina Monteiro, membros do Comité Central, estarão na empresa têxtil EURORIVOL, às 14h30 reunirão com a Direcção do Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário e estarão às 17h40 na têxtil CONFETIL.