Relatório Prets - Programa de acção comunitária para a promoção de organismos activos no plano europeu no domínio da juventude
Declaração de Voto de Ilda Figueiredo
6 de Novembro de 2003

Por princípio, estamos de acordo com mais apoios para a área da juventude, mas esta proposta da Comissão privilegia, numa atitude claramente federalista, o que é inaceitável, quase exclusivamente, grandes estruturas, muitas delas supranacionais, como o Fórum Europeu da Juventude (FEJ) e ONGs da área da juventude, isto quando o envolvimento dos jovens está claramente orientado para o movimento juvenil de base nacional e local, que é pura e simplesmente ignorado nos apoios a conceder. O designado FEJ é uma estrutura que mais não significa do que uma caixa de ressonância da UE, distante do movimento juvenil europeu e completamente ignorado pelos milhões de jovens em toda a Europa.

Com a proposta apresentada fica claro o interesse da UE em auto legitimar as suas políticas para a juventude, onde o financiamento é apenas direccionado para as “superestruturas juvenis” procurando de forma artificial promover a inexistente participação da juventude nas políticas da UE, bem como contribuir para o adormecimento do espírito crítico dos jovens e do movimento juvenil.

Assim, mesmo que haja algumas propostas positivas, elas são claramente insuficientes face aos graves problemas que os jovens enfrentam.