Orquestra Filarmonia das Beiras

Orquestra Filarmonia das Beiras

Auditório 1º de Maio - Sexta-feira, 22 h

A Orquestra das Beiras é uma organização jovem, mas com estratégias determinadas. Os seus responsáveis afirmam a vontade de vivificar o quadro de músicos profissionais em Portugal, jovens instrumentistas portugueses principalmente, desejando igualmente potenciar o mérito de Directores de Orquestra portugueses, apoiando-os na sua formação e recolhendo os frutos desse processo. Simultaneamente, a Filarmonia das Beiras tem procurado fortalecer os laços com a comunidade musical da região possibilitando a alunos de escolas de música regionais trabalharem e apresentarem-se em público com uma Orquestra profissional, procurando agora alargar esse trabalho a outras entidades ligadas à musica, como acontece com os grupos corais.

A Filarmonia das Beiras tem igualmente trabalhado com solistas convidados, como foram os casos do francês Phillip Galois ou do húngaro Istvan Matuz, flautistas de renome mundial, do pianista Jorge Moyano, estando previstas para a próxima temporada as presenças, entre outras, do saxofonista americano Robert Kritz e do maestro Gerhad Samuel. Igualmente prevista a estreia absoluta da obra «A Ver o Mar» do compositor português Eurico Carrapatoso. e a gravação do primeiro CD com orquestrações do Professor João Pedro Oliveira para materiais de Schubert.

O concerto apresentado pela Filarmonia das Beiras estará a cargo do naipe de sopros da orquestra, com um programa adequado que inclui obras de Richard Strauss, Antonin Dvorak e Carl Orff.