Jon Fromer

Jon Fromer

Auditório 1º de Maio - Sábado, 18 h

Jon Fromer nasceu num dos mais lendários bairros da música popular norte-americana: Haight Ashbury, em S. Francisco, desde o início do século e até hoje a residência de vanguardas estéticas, musicais e políticas, dos poetas beatniks aos hippies, das sedes de sindicatos às associações de defesas dos direitos das minorias.

Filho de uma família de músicos e de activistas políticos, Fromer é dos poucos músicos da área da música de intervenção que tem simultaneamente conseguido romper os obstáculos da grande indústria (ganhou já dois EMMYS por trabalhos para a televisão e trabalhou com nomes tão conhecidos como Henry Mancini ou os Beach Boys) e mantido uma intensa actividade cívica e política.

Além de actuações com nomes consagrados como Pete Seeger e Buffy St. Marie, de uma memorável digressão pela África do Sul com o grupo Vukani Mawethu (que desenvolveu importante papel no movimento anti-apartheid na Califórnia), Fromer gravou recentemente o CD «We do the Work», um álbum gravado ao vivo e bem representativo da capacidade de dessa comunicação comum aos cantores folk norte-americanos.

Além de dirigente sindical (é membro da direcção da Federação Americana dos Artistas de Televisão e Rádio), Fromer envolveu-se igualmente na constituição da Freedom Song Network, uma organização que vai buscar as suas raízes à People Songs de Woody Guthrie e Seeger. A Netowork reune presentemente várias centenas de cantores associados na região de S. Francisco, assegurando presenças em greves, comícios e reuniões sindicais, como sucedeu com o próprio Fromer que este ano, uma vez mais encerrou o espectáculo da convenção nacional da AFL-CIO.