Paula Oliveira
Jazz

Paula Oliveira apresenta um espectáculo constituído por temas tradicionais do jazz, música brasileira e temas de autores portugueses.

Nome já conhecido entre os apreciadores de jazz, na sua carreira destacam-se as participações no 8.º Festival de Jazz do Porto, (1998), no Festival de Jazz de Guimarães e no Festival de Jazz em Agosto (1996).

Passou igualmente por vários palcos nacionais e estrangeiros, designadamente pelo Jazzbar Bent J, Café Central (Madrid); Galeria Factos (Angola); Hot Club, (Lisboa); e B Flat (Matosinhos).

Após a conclusão de estudos musicais clássicos em Coimbra e Lisboa, participou em seminários com Rufus Reid, Reggie Workman, promovidos no âmbito do Festival Jazz Num Dia de Verão.

A cantora integrou ainda um seminário na Manhatan School Of Music, seguiu o curso de interpretação no Taller de Musics de Barcelona, e esteve com Norma Winstone num seminário, realizado em 1995, na Fundação Casa de Mateus, em Vila Real.

Actualmente, Paula Oliveira é professora na escola de música do Hot Club de Portugal.

Nos espectáculos ao vivo apresenta-se quer em dueto como João Paulo Esteves da Silva, quer em qaurteto com Rodrigo Gonçalves, no piano, Bernardo Moreira, no contrabaixo e André Sousa Machado, na bateria.

Em termos discográficos, conta com um CD editado pela Numérica em 1998 de onde se inclui o tema «Um Homem na Cidade», de José Luís Tinoco e Ary dos Santos que dera o título ao álbum de Carlos do Carmo editado há 25 anos. A adaptação a uma linguagem jazzística de um grande clássico do fado foi saudada pela crítica como uma das mais bem sucedidas criações da música portuguesa, trabalho a que Paula Oliveira tem dado conhecimento, nomeadamente com outras canções com letras de Ary.