A luta dos povos de todo o mundo contra o capitalismo e a guerra e pela autodeterminação serão o fio condutor do Espaço Internacional desta Festa do Avante!.

Nesta fase de grande ofensiva do capitalismo neoliberal, o Espaço Internacional vai demonstrar como, um pouco por todo o mundo, os trabalhadores e os povos, com os partidos comunistas e progressistas, dão resposta a esta escala de violência e guerras imperialistas.

Uma exposição política, vários debates e a projecção de vídeos revelarão testemunhos de algumas das mais importantes lutas que se travam mundo fora. Durante os três dias, pelo Palco Internacional (programa) passará uma grande variedade de música e outras expressões culturais. A dança, a poesia e algumas surpresas completam este programa.

Nos diversos stands, espalhados por todo o espaço, o visitante poderá também conhecer mais em pormenor a actividade e a luta de vários partidos comunistas e progressistas ou adquirir lembranças e artesanato de outras culturas.

Neste espaço de solidariedade, vai ainda decorrer uma campanha de recolha de contributos em apoio à luta do povo cubano contra a política agressiva e de bloqueio económico imposto pelos EUA.

Durante os três dias de Festa, os visitantes do Espaço Internacional, para além da variada e apetitosa gastronomia, poderão ainda conhecer todas as organizações e partidos que participam na Festa: MPLA (Angola), Partido Comunista Alemão, Partido do Socialismo Democrático (Alemanha), PC da Bolívia, Partido dos Trabalhadores do Brasil, PAICV (Cabo Verde), PC da China, PC de Cuba, PC Colombiano, Partido dos Trabalhadores da RPD (Coreia do Norte), PC da Espanha, Bloco Nacionalista Galego, Partido dos Comunistas da Catalunha, PC Grécia, PC Britânico, Partido FRELIMO (Moçambique), Partido dos Comunistas Italianos, Partido da Refundação Comunista (Itália), Organização de Libertação da Palestina, FRETILIN e o PC Peruano.

Estarão também representados a Associação de Amizade Portugal-Cuba, a Associação Iuri Gagarine e o Conselho para a Paz e Cooperação.

Estarão ainda presentes, entre as várias delegações de partidos progressistas e comunistas, o AKEL do Chipre, o PC da Boémia e Morávia, o PC Francês, o Partido Comunista da Eslováquia, o PAIGC (Guiné Bissau), o PC Iraquiano, o PC Sírio e o PADS de Marrocos.