INADAPTATS (Catalunha)

As origens dos Inadaptats remontam a 12 anos atrás, em Vila-Franca de Penedès, nos Países Catalães. Como muitos outros grupos de adolescentes, a sua paixão pela música levou-os a formar uma banda. Mas estes cinco jovens eram ainda mais inquietos - queriam mudar a sociedade á sua volta, uma sociedade capitalista, que marginaliza por raça e por classe social. E vão encontrar na música um bom instrumento para tentar transmitir a sua mensagem.

«Crítica Social» é o primeiro LP da banda, um vinil editado pela Illa Records no ano de 1993. Nestes 13 temas a banda começa a definir as suas características próprias: letras políticas combinadas com vários estilos musicais e ritmos contundentes. Temas com «Inadaptats», «Qui avisa no és traidor», etc vão tornando a banda numa das mais reconhecidas dos Países Catalães.

Em 96 sai o album «Per tots els mijtans» (com o selo da Capità Swing), album este que definitivamente os consagraria. O grupo aparece mais maduro e já a delinear um estilo próprio, ora com ska, rap e funk, mas com uma base hardcore. É este disco que transporta a banda para fora de território catalão, levando-os entre muitos outros sítios à Galiza, França, Itália, Suíça, País Basco ou Madrid.

O seu terceiro disco, «Motí Avalot» (editora Gora Herria), está muito influenciado por Rage Against the Machine e Negu Gorriak, sem abandonar o seu estilo próprio muito particular.

No segundo trabalho para a editora Gora Herria - «X» - mantêm-se os mesmos estilos do disco anterior, mas desta vez com aproximações a diversos tipos de fusão, cada canção desmembra-se em diversas tendências. Neste trabalho o grupo aposta também em ritmos e melodias rapers dando muitas vezes uso a novas tecnologias.

No mês que comemoravam 10 anos de banda lançam o álbum «INDP». É o quinto álbum da banda de Vilafranca de Penedès. Neste trabalho voltam ao hardcore de origem musicais: o Hardcore. Inadaptats oferecem-nos neste álbum 13 temas carregados de adrenalina, melodia e velocidade com letras que convidam á reflexão, á acção directa e á transgressão pessoal. Desde o hardcore melódico de «Catalunya»(letra do poeta Pere Quart) ou da versão «Perquè Vull» de Ovidi Montllor a «Bullangues», mais rock. O disco é rico em colaborações, desde Tony Ventura a Fermin Muguruza, passando pelo ex vocalista de «El Corazon del Sapo».Tudo isto faz deste disco o mais completo de Inadaptats.

Discografia:
«Crítica Social», 1992;
«Per tots els mitjans», 1996;
«Motí! Avalot...», 1998;
«X», 1999;
« INDP»,