The Gift


Fundada em 1994, a banda The Gift gravou o seu primeiro trabalho em Maio de 1997, depois de mais de seis meses de gravações e pesquisas. Este álbum conjugou influências clássicas e modernas através da utilização de instrumentos como a flauta, o trompete, o saxofone e o bombardino, por uma lado, e de teclados e caixas de ritmos por outro.

Com escassos meios para feitura da maquete, "Digital Atmosphere" foi gravado em casa e não teve distribuição comercial, tornando-se conhecido do público apenas através de uma série de 30 espectáculos em outros tantos auditórios nacionais, de que se destacou em especial o concerto dado no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém. Sem qualquer tipo de apoios, a digressão foi totalmente suportada pelos elementos da banda que faziam tudo desde alugar o som até à sua montagem e desmontagem no final da noite.

Em Junho de 1998, começa a preparação de um novo trabalho: o álbum "Vinyl". Mas tal como no anterior, continuam a escassear os meios devido à falta de atenção das casas editoras. A banda contrai um novo empréstimo para gravar e editar o disco que fica pronto em Novembro do mesmo ano, altura em que lançam mãos à tarefa de o distribuir de loja em loja por todo o país.

A reacção da crítica foi de imediato muito positiva, tendo sido considerado álbum do ano pelo Diário de Notícias e pelos ouvintes da Rádio Marginal. Sucessivas edições de "Vinyl" esgotam-se e em menos de um ano são vendidas mais de 20 mil cópias.

Em 2000, a banda fez poucos espectáculos concentrado-se sobretudo na composição do seu segundo álbum, "Film", cujas músicas serão apresentadas ao público da Festa.