"Variações Sobre Carlos Paredes" é um espectáculo
que, mais do que confirmar o virtuosismo do instrumentista de viola clássica,
é um momento comovente de homenagem ao maior músico de guitarra
portuguesa de todos os tempos. Se é impressionante ouvir as composições
de Paredes tocadas em guitarra clássica com agilidade mágica -
por exemplo, Movimento Perpétuo, tido como de execução
quase impossível, tocado da maneira como o faz Pedro Jóia, até
parece coisa fácil - o que ressalta mais é o carinho que está
por detrás de tudo aquilo: expresso em, certamente, longas horas de estudo,
de treino, de ensaio aturado.
O próprio Pedro Jóia, numa entrevista ao jornal "Publico" explicou que não foi fácil deslocar da guitarra portuguesa para a guitarra clássica os temas compostos por Carlos Paredes: "São transcrições para um instrumento tão diferente do meu que, como tal, não podiam ser feitas muito à letra, nota a nota. Algumas revelaram-se mesmo impossíveis, como "Mudar de Vida", pelo seu timbre e pela reverberação natural que a guitarra de Paredes possuía. Partindo deste pressuposto, peguei nesta matéria-prima, procurando ser-lhe o mais fiel possível em termos formais. Em termos de conteúdo, porém, era impossível fazer como Paredes...."
O espectáculo foi apresentado pela primeira vez no Centro Cultural de Belém, foi gravado e está editado em disco. No entanto, a relação especial que a Festa do "Avante!" tem com Carlos Paredes impunha que essa homenagem ao grande músico fosse aqui feita. E assim será, quanto mais não seja porque o público da Festa não o deixaria de o pedir a Pedro Jóia.
Mas o prato forte espectáculo de Pedro Jóia será outra coisa. Com ele estará a formação Ciganos de Ouro, um grupo de espectaculares guitarrista que tocam um flamenco evoluído e entusiasmante, bom para os ouvidos, espantoso - mais uma vez - no virtuosismo e, em certas alturas, a impelir, determinante, para a dança.
Mas o
prato forte espectáculo de Pedro Jóia será outra coisa.
Com ele estará a formação Ciganos
de Ouro, um grupo de espectaculares guitarrista que tocam um flamenco
evoluído e entusiasmante, bom para os ouvidos, espantoso - mais uma vez
- no virtuosismo e, em certas alturas, a impelir, determinante, para a dança.