24ª Festa do "Avante!"
1, 2 e 3 de Setembro, Atalaia - Amora - Seixal

Conferência de Imprensa

19 de Julho de 2000


 

Nos dias 1, 2 e 3 de Setembro, realiza-se a 24ª edição da Festa do "Avante!", na Quinta da Atalaia, Amora, Seixal.

A Festa do "Avante!" continuará a oferecer aos milhares de visitantes um espaço de convívio, amizade, juventude, liberdade, cultura, solidariedade e intervenção.

A Quinta da Atalaia é um espaço admirável e ímpar para a realização de uma iniciativa com as características da Festa do "Avante!".

Com as obras realizadas durante o ano os visitantes encontrarão uma Quinta mais bonita, ainda com mais comodidade. A entrada da Quinta da Princesa está mais bonita, foram reforçados e melhorados os sanitários, criou-se mais sombras e mais bancos, melhoraram-se os acampamentos.

Do programa político, cultural e desportivo destacamos os seguintes aspectos:

 

PROGRAMA POLÍTICO

. Abertura da Festa às 19 horas de sexta feira, com a intervenção do Secretário Geral do PCP, Carlos Carvalhas.
. Comício no Domingo às 18 horas, com a intervenção do Secretário Geral do PCP, Carlos Carvalhas; do Director do "Avante!", José Casanova e de um membro da Direcção Nacional da JCP.
. Debates no Forum do Pavilhão Central:
- Globalização e desenvolvimento económico
- Direitos dos trabalhadores
- Para quando a reforma fiscal
- Poder Local, revisão da Lei Eleitoral e a proximidade das populações
- Armas nucleares, militarização, NATO e novas estratégias.
Os debates marcarão também presença no Espaço Internacional, no Espaço da Juventude, no Espaço das Mulheres, no Café Concerto de Lisboa, no Avanteatro, no Pavilhão Central.
. No Pavilhão Central, espaço vocacionado para acontecimentos político-culturais, destacamos:
- Exposição "PCP, um Partido para o nosso tempo"
- Exposição "Século XXI - Combates do futuro"
- Espaço Internet
- Espaço da imprensa partidária
- Estúdio de montagem de vídeo
- Banca Central
- Café da Amizade.
. Espaço do "Avante!" - com uma Exposição e Banca de divulgação.
. No Espaço Internacional, as questões da abolição das armas nucleares, o militarismo e o novo conceito estratégico da NATO, a solidariedade, assumem particular relevo. Serão temas de uma exposição e de debates; sobre Cuba, sobre Timor, sobre o Sahara Ocidental e sobre os problemas da posse da terra.
Estão confirmados até ao momento a presença de 24 delegações de vários países.


PROGRAMA CULTURAL

. Como é habitual, as Artes estarão presentes na Festa. O tema deste ano "Arte de Transformar" terá expressões de várias áreas das artes plásticas no conjunto da Festa.
. Estarão também presentes na Festa murais produzidos por vários artistas.
. No Pavilhão Central irá haver uma Exposição da Ciência com o objectivo de divulgar e atrair pessoas para a investigação.
. O Espaço do Livro e do Disco é outro evento a destacar. Irá ser lançado um livro de textos inéditos de Manuel da Fonseca, a par de outras novidades. Haverá uma especial atenção para a literatura infantil.
. O Avanteatro é já um espaço obrigatório de todos os amantes do bom teatro que tem, ao longo destes anos, passado pela Festa do "Avante!". Este ano surge repleto de novidades. A começar pelo terreno, onde foram operadas profundas alterações no relevo e no tratamento do piso, passando pela programação, que apresenta, também ela, aspectos inovadores.

Assim, para além da produção de um espectáculo com encenação de Joaquim Benite, com estreia na Festa, com textos de José Gomes Ferreira, interpretados pelo actor Canto e Castro, irão ainda à cena a peça de Miguel Hurst, "Museu do Pau Preto" e "O Homem que plantava árvores", do Teatro "Ao Largo". A noite de sexta feira será assegurada pela Companhia de Teatro de Almada, uma das mais conceituadas companhias teatrais portuguesas.


PROGRAMA DESPORTIVO

. Exibições de futebol, basquetebol, andebol, ginástica, tiro com chumbo, xadrez, damas, chinquilho e outras modalidades.
. Danças desportivas e desportos radicais.
. No domingo terá lugar a tradicional e prestigiada Corrida da Festa com a participação de mais de 1000 atletas de todos os escalões etários.
. Das iniciativas desportivas antes da Festa, destacamos a Prova de Cicloturismo em Agosto.


ESPECTÁCULOS

Para além dos grandes concertos do Palco 25 de Abril e do Auditório 1º de Maio, a música na Festa será bem mais do que isto.
Espalhados um pouco por todo o terreno da Festa, haverá muitos momentos de animação musical e cultural.


Palco Arraial e outras culturas

Mais uma vez, a música popular portuguesa terá um local especial na Festa. É o Palco Arraial, que este ano surge com o subtítulo de "outras culturas", com a inclusão no seu programa de música de etnias existentes em Portugal, com principal destaque para as culturas africanas e ciganas. Mas o prato forte deste espaço continua a ser a música popular portuguesa, oriunda de todas as latitudes do nosso país. Passarão pelo Palco Arraial o Rancho Folclórico Camponeses de Montessão, o Grupo de Danças e Cantares de Rio Meão, o Rancho das Taipadas, o Rancho Folclórico Camponeses de S. Francisco, o Rancho Regional Vila de S. Miguel do Souto. Actuarão ainda os Erva de Cheiro, o Grupo Novo Rumo, o Grupo de Brejos do Assa, o Rancho Folclórico de Melhoramentos de Faifa, o Grupo Batuko Rais de Cau Verde, Batuta Branca Funaná e Barabari.

Palco Setúbal/ Novos Valores

O Palco Novos Valores funciona este ano "a meias" com o Palco de Setúbal. No mesmo espaço, cumprem objectivos diferentes: um reflecte a música da região de Setúbal e pretende animar o espaço desta organização regional do Partido, o outro visa difundir o que de melhor se faz na nova música portuguesa. Assim, na programação do Palco de Setúbal constarão nomes como Lena Guerra e Cláudia, Jorge Lomba, Orquestra Ligeira do Feijó, Arco Íris e Catarina Pazes. No Palco Novos Valores actuarão os Supertrix (de jovens emigrantes em Londres), os Pent Up do Barreiro e os IRS da Amadora. De Lisboa chegarão os Austin e de Loures os Dolly.

Café-Concerto de Lisboa

O Café-Concerto de Lisboa é um dos pontos obrigatórios do programa musical da Festa. Por ali passam o espectáculo, o convívio, o debate político e cultural. Ouvir-se-á muita música. Portuguesa e de todo o mundo. Músicas da resistência e da revolução. Passará pelo café-concerto a música erudita, a música popular, a dança, o teatro e a poesia. O programa será preenchido por artistas como o Trio de Filipe Melo, os espectáculos "Dança do ventre", "Canto de Intervenção", o Blues de Mojo Hand, o espectáculo de Joe Fromer, Rebel Voices of Seattle e Herrera entre muitos outros momentos de grande nível.

Palco Juventude

Situado no Espaço da JCP, o Palco "Juventude" reflectirá, este ano mais que nunca, uma série de iniciativas realizadas por todo o país que contaram com a participação de dezenas de bandas e que envolveram muitos milhares de jovens. Contará com a participação das 13 bandas vencedoras dos festivais da canção juvenil realizados do Minho ao Algarve e com outras duas, seleccionadas de entre as maquetes enviadas pelas bandas. Por esta razão, de entre muitas outras, se poderá considerar este palco como um ponto de interesse a ter em conta pelos muitos amantes da música que visitam a nossa Festa.

Um pouco por toda a parte

Nos espaços de várias organizações regionais ocorrerão momentos de animação musical. Assim, isto acontecerá nos espaços do Alentejo, da Guarda, de Castelo Branco, de Viana do Castelo e de Coimbra, o que garantirá a certeza de uma boa estadia nestes espaços.

Também a animação de rua estará um pouco por toda a parte. Desde o Rancho Folclórico de Faifa e dos Pregões de Lisboa, passando por grupos corais alentejanos, bandas e bombos, a animação contará ainda com uma demonstração de pára-quedistas no recinto da Festa.


O PAÍS NA FESTA DO "AVANTE!"

Estarão presentes na Festa do "Avante!" espaços das organizações regionais do PCP de todo o País, bem como da JCP, da organização das mulheres e da emigração. Nestes espaços, o visitante pode conhecer as propostas, o trabalho e a intervenção dos comunistas nas diversas regiões e frentes de trabalho. Nestes espaços, o visitante terá à sua disposição, para além da gastronomia e do artesanato regionais, as exposições políticas, os debates, a música e a cultura que fazem da Festa do "Avante!" uma iniciativa político-cultural ímpar em Portugal.


MAIS E MELHORES TRANSPORTES E ACAMPAMENTO

A Festa está situada num local cada vez mais bem servido com transportes fluviais, rodoviários, e desde o ano passado, também com o transporte ferroviário até à estação de Foros da Amora. Da estação até à Festa é um salto, que se pode fazer a pé ou de autocarro.

Para quem se desloca em transporte próprio, continua a ter reservadas amplas áreas de estacionamento na Amora.

À semelhança de anos anteriores, haverá autocarros dos TST da Baixa da Banheira para a Quinta da Atalaia e as outras carreiras de autocarros TST serão reforçadas.

Também a Fertagus, com articulação à Sul-Fertagus, para além das carreiras normais, asseguram, no primeiro e no segundo dia da Festa, a realização de dois comboios entre as 0h50 e as 3h horas, da Estação de Foros da Amora até Entrecampos. No domingo não será necessário, pois o último comboio normal parte em direcção a Lisboa às 0h50 horas. Para além disto, a Sul-Fertagus garantirá ainda um vaivém especial entre a estação de Foros da Amora e a Festa, que assegurará aos visitantes da Festa o acesso aos comboios especiais.

Em Lisboa (na estação da Fertagus de Entrecampos) e no Seixal (na estação de Foros da Amora), a Festa assegurará a distribuição de bilhetes da Sul-Fertagus, ida e volta, para os três dias, entre a estação e a Festa.

O trânsito na zona será ordenado de forma a permitir uma maior fluidez da circulação.

Para os que preferirem ficar perto da Festa durante os três dias, a melhor opção é o acampamento que fica situado na Quinta do Batateiro, ao lado da Quinta da Atalaia.


EP (ENTRADA PERMANENTE)

A EP (Entrada Permanente) está disponível nas Sedes do PCP e da JCP por todo o País.

Com o objectivo de incentivar e premiar os que se solidarizam com a Festa, este ano aumentou o desconto na compra antecipada da EP. Assim, quem a adquirir já beneficia de um importante desconto de 800 escudos, ou seja, paga apenas 2.300 escudos, contra os 3.100 escudos que é o preço definido para este ano.

Este ano, a EP está diferente. Tem um holograma, pelo que terá de ser apresentada intacta junto da entrada. Os cupões serão aí destacados mantendo-se o selo de segurança.

Também a reentrada na Festa está diferente. Em vez da utilização das senhas de saída, decidiu-se adoptar um processo que consiste em colocar um produto invisível na mão ou no braço do visitante, o qual é detectado na reentrada por um aparelho de ultravioletas. Trata-se de um método seguro e cómodo, que já foi utilizado quer na Expo de Sevilha, quer na Expo de Lisboa.