Sob o tema "A Arte de Transformar", a Festa do "Avante!" decidiu lançar, na sua edição do ano 2000, uma nova forma de intervenção dos artistas plásticos que irá enriquecer o seu programa cultural. A iniciativa abrange um leque muito vasto de disciplinas, clássicas ou experimentais, e pretende mostrar exemplos de obras que constituem manifestações de ideias, de crítica e de reflexão sobre o social e político.

Os organizadores pretendem ainda levar à Festa obras produzidas para se "cruzarem com rotas dos visitantes, concebidas para estar no local e no carácter do evento a que se destinam".

São admitidas todas as áreas de intervenção das artes plásticas contemporâneas, sem restrições aos meios expressivos e recursos técnicos, incluindo áreas de cruzamento com outras formas de arte como poesia visual, o happening, a vídeo-arte, etc.

No entanto, por forma a garantir a diversidade do programa foram definidas cinco grandes áreas de participação: para além da poesia (concreta, visual, gráfica), artes bidimensionais (pintura, fotografia, gravura), tridimensionais (escultura, instalação, objectos), artes performativas (animação de rua, performance, happening) e artes audiovisuais (vídeo-arte, arte digital, instalação, multimédia).

Os projectos terão de ser entregues até 16 de Junho, e após selecção de um júri a sua realização será, na medida dos recursos financeiros disponíveis, custeada pela organização da Festa.

A fase de admissão e selecção dos projectos já começou, podendo os artistas interessados contactar a festa do "Avante!",
Rua António Serpa, 26 - 3.º Direito - 1050 Lisboa.
Tel. 21 796 9141; Fax. 21 796 91 39. e-mail festavante@telepac.email.pt

Não há festa como esta!
Artes plásticas na Festa