Financiamento da Escola Superior de Tecnologia do Mar, de Peniche (sessão de perguntas ao Governo)
Intervenção do Deputado António Filipe
27 de Setembro de 2002

Sr.ª Presidente,
Sr. Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia,

Nós também aguardamos, com expectativa, a segunda parte da resposta do Sr. Secretário de Estado relativamente às verbas. O Sr. Deputado do PSD já disse que são muito vultosas mas aguardamos pela resposta do Sr. Secretário de Estado relativamente a essa questão.

Para nós, este projecto da Escola Superior de Tecnologia do Mar, de Peniche, é um projecto muito meritório e que deve ser incentivado. E estamos a pensar na importância desta Escola em si mesma, pela formação que ministra a um número considerável de jovens, mas também enquanto elemento muito importante de desenvolvimento e de dinamização da própria região em que se insere. É um projecto feliz e, na medida em que se situa em Peniche e é dirigido para o estudo das ciências e tecnologias ligadas ao mar, deve ser incentivado.

Daí que, do nosso ponto de vista, seja importante que o Governo, qualquer que seja o que estiver em funções, não falte com o apoio e com as verbas necessárias para que este projecto possa ter continuidade e possa desenvolver-se.

Por isso, reiteramos também a pergunta sobre que verbas vão ser incluídas no Orçamento do Estado, no futuro próximo, para que os projectos que estão em curso e perspectivados para aquela Escola possam ter continuidade.