Indústria Vidreira da Marinha Grande
Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo
1 de Abril de 2004

 

Na zona da Marinha Grande, em Portugal, há uma tradição de produção de vidro (cristalaria e outros), que ainda mantém fábricas de produção tradicional, embora algumas tenham realizado investimentos significativos de modernização, quer dos fornos, quer de alguns equipamentos afectos à produção.

Dada a conjuntura do mercado e os elevados custos da muita energia que consomem, algumas destas fábricas tradicionais vivem momentos difíceis e correm riscos de encerramento a curto prazo.

Entretanto, vai iniciar-se a construção do CRISFORM, que pretende ser um centro de formação e de captação de jovens para o sector visando preparar o futuro desenvolvimento da industria.

O risco que se corre é que o CRISFORM se construa, mas entretanto, as fábricas encerrem se não forem devidamente apoiadas.

Assim, solicito que a Comissão Europeia me informe do seguinte:

1 - Prevê criar algum programa de apoio à recuperação e inovação destas empresas do sector vidreiro da zona da Marinha Grande, tendo em conta que é fundamental a sua sobrevivência para o desenvolvimento económico-social da região?

2 - Sabendo-se que o custo da energia (gás, fuel, etc) é em média 33% mais elevado em Portugal do que na União Europeia, incluindo a República Checa, que apoios podem ser concedidos às empresas portuguesas, para atenuar a diferença de custos de energia, visando impedir o seu encerramento?

3 - Que apoios poderão ser concedidos para um programa especifico de melhoramento tecnológico do processo de fabrico?

Resposta