Os efeitos inflacionistas do Euro
Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo
3 de Setembro de 2002

 

Na entrada em circulação do Euro, a Janeiro de 2002, temia-se um aumento das pressões inflacionistas, nomeadamente após a suspensão do período de dupla circulação na conversão para Euros devido a arredondamentos abusivos ou aumentos encobertos. Ultimamente tem vindo a público, através da imprensa portuguesa, que muitos preços, nomeadamente ao nível do sector alimentar, do vestuário e dos transportes terão tido aumentos acima do que seria esperado ao nível anual nos Estados-membros, na zona Euro.

Por exemplo, em França, os preços chegaram a subir 10% de acordo com a "União Federal de Consumidores-Que Choisir (UFC)" e, na Holanda, o Banco Central indicou, em Agosto, que a passagem ao euro multiplicou por dois a taxa de inflação. Neste contexto, várias organizações de defesa dos consumidores na União Europeia preparam uma "greve das compras" para 12 de Setembro de 2002.

Neste contexto, solicito as seguintes informações:

- Qual o efeito estimado sobre o índice de preços da entrada em circulação do Euro, por Estado-membro, e na zona Euro? A não existir esta informação, não considera indispensável a sua existência?

- Que avaliação faz do impacto do Euro sobre a inflação na zona Euro?

Resposta