Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Xylella fastidiosa em Espanha

A bactéria Xylella fastidiosa, que matou milhares de oliveiras em Itália, foi detetada no arquipélago espanhol dos Baleares. O conjunto das ilhas foi já classificado como zona infetada. De acordo com dados de 7 Fevereiro deste ano, em 565 amostras colhidas, 105 revelaram a presença desta bactéria, sobretudo em oliveiras e amendoeiras. Embora a Xylella fastidiosa não apresente qualquer risco para os seres humanos, é capaz de matar mais de 200 espécies de plantas, incluindo videiras, oliveiras e citrinos.

As autoridades sanitárias das ilhas decidiram suspender os abates sanitários que implicam a destruição de todas as plantas ao redor da planta doente, alegando que seria um "desastre" ambiental para o arquipélago.

Pergunto à Comissão Europeia como avalia a situação e que medidas de contenção estão previstas para evitar que esta doença, depois de Itália, França e Espanha, não venha a atingir outros países. Pergunto igualmente se já é conhecida a estirpe presente em Espanha e se é a mesma presente em Itália ou se corresponde a outras estirpes menos virulentas.

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu