Intervenção de Carolus Wimmer, Secretário das Relações Internacionais do Partido Comunista da Venezuela , XX Congresso do PCP

Saudação do Partido Comunista da Venezuela

Ver vídeo

''

Com grande alegria e força revolucionária queremos, em nome do Comité Central da Venezuela (PCV) agradecer o convite e enviamos a todos os delegados e militantes do glorioso Partido Comunista Português, uma calorosa saudação e os nossos desejos de sucesso nos trabalhos do vosso XX Congresso.

É importante recordar neste momento, os laços históricos entre o Partido Comunista da Venezuela e os comunistas portugueses. Conhecemo-los como exilados políticos, durante os 48 anos de luta antifascista e clandestinidade do Partido Comunista Português, quando nos acompanharam nas lutas políticas na Venezuela, quando através do debate político e ideológico aprendemos das vossas experiências de luta contra a ditadura e contra o colonialismo. Os nossos laços fortaleceram-se posteriormente até hoje nos mais variados campos revolucionários. Muito Obrigado!

Agradecemos a consequente solidariedade do Partido Comunista Português com a luta da classe operária e o povo trabalhador que, acompanhados pelo PCV, avançam um processo de libertação progressista nacional, de orientação patriótica, antioligárquica e antimonopolista. Muito Obrigada!

Defendemos o carácter marxista-leninista do partido da classe operária que é necessário nesta luta de classes. Por tudo isto, é um dever inevitável e vital preservar o carácter e a natureza da classe do Partido, que – nas palavras do grande dirigente comunista Álvaro Cunhal – “afirma-se e revela-se na ideologia, nos objetivos, na composição social, na estrutura orgânica, no trabalho de massas e, de uma forma geral, em todos os aspetos da sua atividade”.

O Partido Comunista da Venezuela está confiante que este XX Congresso cumprirá com as metas traçadas e será um grande repositório de experiências revolucionárias para a classe operária e os povos do mundo.

Viva o XX Congresso do Partido Comunista Português
Viva a amizade e solidariedade entre o Partido Comunista Português e o Partido Comunista da Venezuela
Viva o marxismo-leninismo
Viva o socialismo

>
  • XX Congresso do PCP

Partilhar