Intervenção de Nguyen Van An, Membro do Bureau Político do PC do Vietname, XV Congresso do PCP

Saudação do Partido Comunista do Vietname

É um enorme prazer e uma honra para a delegação do Partido Comunista do Vietname participar no XV Congresso do PCP.

Permitam-nos que transmitamos, em nome do PC do Vietname as nossas calorosas saudações ao Congresso, aos comunistas portugueses e a todos os convidados estrangeiros aqui presentes.

Seguimos com grande atenção o relatório político feito pelo camarada secretário-geral Carlos Carvalhas, bem como os discursos de todos os delegados. Satisfaz-nos saber que, durante os últimos 75 anos apesar de todas as consideráveis dificuldades, desafios e sacrifícios, o vosso partido tenha persistido firmemente na posição, ponto de vista e identidade comunistas, marchando na vanguarda da luta pelos interesses da classe trabalhadora portuguesa, tendo em vista a democracia, paz, independência nacional e progresso social. O vosso partido deu uma forte contribuição para a vitória da Revolução de Abril de 1974, queda do regime ditatorial em Portugal, a liquidação do sistema colonial em África e a defesa dos frutos da Revolução e tornou-se um importante factor na vida política de Portugal,. Estamos convencidos que, à luz das resoluções do Congresso, o PCP, a classe trabalhadora e todos aqueles que trabalham em Portugal certamente obterão novos e maiores sucessos na sua luta revolucionária.

O Partido Comunista do Vietname efectuou o seu VIII Congresso no passado mês de Junho. Revendo a efectivação das resoluções do VIII Congresso e os 10 anos de processo de renovação, obtendo assim experiência das variadas realidades do Vietname, o Congresso concluiu: o Vietname saiu da crise socio-económica; cumpriu basicamente as tarefas da fase inicial do período de transição, preparando as premissas para a industrialização e modernização, permitindo a mudança em direcção a um novo período, que se traduz em pressionar para a efectiva industrialização e modernização do país. A via para o socialismo no Vietname ficou cada vez mais claramente definida. O Congresso estabeleceu as tarefas para 5 anos, de 1996 até 2000, e os objectivos de tornar o Vietname basicamente num país industrializado.

No momento presente, o nosso Partido e o nosso povo lutam esforçadamente para implementar as resoluções do Congresso, apressando a industrialização e modernização, esforçando-se para cumprir, até mesmo melhorar, os objectivos fixados para a Estratégia de Estabilização Socio-Económica e Desenvolvimento até ao ano 2000.

Persistimos na nossa política estrangeira de independência e soberania, diversificação e multilaterização das relações externas, tendo em vista a consolidação de um ambiente pacífico e criando condições adicionais internacionais, favoráveis ao processo de renovação, cumprindo com sucesso as tarefas estratégicas: construção do socialismo e salvaguarda da Pátria Mãe.

Enquanto alargamos as nossas relações externas, temos sempre combinado o patriotismo com o internacionalismo da classe trabalhadora, interesses nacionais genuínos com a solidariedade internacional dando grande importância à consolidação e fortalecimento da solidariedade, amizade e assistência mútua com partidos comunistas e de trabalhadores e forças progressistas e revolucionárias de todo o mundo contribuindo assim activamente para a luta comum dos povos do mundo para a paz, independência nacional para a democracia e progresso social.

Estamos convictos que, com os nossos próprios esforços, com a simpatia, suporte e assistência de camaradas, irmãos, amigos e outras pessoas através do mundo, o nosso Partido e o nosso povo chegarão ao sucesso da nossa causa revolucionária.

Aproveitando esta oportunidade gostaríamos de expressar, em nome do Partido Comunista, classe trabalhadora e povo do Vietname os nossos sinceros agradecimentos aos partido comunista, classe trabalhadora e povo português, aos partidos comunistas e trabalhadores, bem como aos progressistas de todo o mundo pelo sincero suporte dado ao nosso povo na nossa luta passada para a libertação nacional, bem como à nossa causa presente de construção e defesa da nossa Pátria Socialista Vietnamita.

Com os nossos mais calorosos e fraternais sentimentos, desejamos ao XV Congresso do PCP o maior sucesso.

Que a solidariedade e amizade entre ambos os nossos partidos e entre os povos Vietnamita e Português seja continuamente consolidada e desenvolvida.

Obrigado, camaradas e amigos, pela vossa atenção.

>
  • Relações Bilaterais
  • Vietname

Partilhar