Intervenção de Hou Zongbin, Sub-Secretário da Comissão Central de Inspecção de Disciplina e Membro do Comité Central do PC da China, XV Congresso do PCP

Saudação do Partido Comunista da China

Para mim, é motivo de grande alegria ter a oportunidade de assistir ao XV Congresso do PCP. Antes de mais nada, permitam-me transmitir aos delegados do Congresso, e por vosso intermédio a todos os militantes do PCP e ao povo português, as cordiais e calorosas saudações de todos o membros do Partido Comunista da China e do povo chinês.

Entre o PCP e o PC da China existe uma amizade tradicional. Estamos intimamente ligados pelo mesmo ideal e causa comum. Os comunistas chineses alimentam sempre sentimentos de amizade para com o PCP e têm acompanhado atentamente a sua causa, considerando como nosso cada êxito alcançado pelo vosso partido. Agradecemos do fundo do nosso coração o apoio e a solidariedade para com a China no sentido da construção e desenvolvimento do socialismo.

Gostaríamos de aproveitar esta ocasião para apresentar, de forma resumida, a situação actual da China.

Nos últimos 18 anos, desde a reforma e a abertura, a causa das construções e modernizações socialistas da China tem conseguido em todas as frentes grandes êxitos, tendo-se elevado notavelmente o nível de vida do povo chinês. Durante o oitavo plano quinquenal terminado no ano passado, a taxa de crescimento médio anual do PNB foi de 12%. A receita dos habitantes das cidades e das vilas para o consumo per capita aumentou anualmente 7.7% e o rendimento líquido dos habitantes rurais per capita aumentou anualmente 4.5 %. Nos primeiros trimestres deste ano a economia nacional do nosso país manteve uma tendência de crescimento rápido. O PIB e a produção industrial aumentaram, respectivamente, 9.8 e 12.9 % em relação ao mesmo período do ano passado. Na agricultura, apesar das graves calamidades conseguimos boa colheita e a produção cerealífera pode ultrapassar o nível mais alto na história.

Em Outubro passado realizámos a 6ª Sessão Plenária do Comité Central do XIV Congresso do PC da China, na qual foi especialmente aprovada a Decisão sobre os Problemas da Promoção do Progresso Ético e Cultural Socialista. A civilização espiritual é uma das características importantes da sociedade socialista, é também importante meta e garantia da Construção das Modernizações.

Para construir o socialismo com Característica Chinesa, não só devemos ter o alto grau da civilização material, mas também um alto grau da civilização espiritual. Só desta maneira é que podemos concretizar plenamente e em todos os domínios a superioridade do socialismo.

Embora existam numerosas dificuldades e obstáculos no nosso caminho de avanço, o PC da China e o povo chinês têm toda a confiança no seu futuro.

Estamos decididos a seguir o caminho da Construção do Socialismo com Característica Chinesa, dando ao mesmo tempo as nossas devidas contribuições para a paz e o desenvolvimento do mundo.

Camaradas, seja-me permitido ler a Mensagem de Saudação do Comité Central do PC da China para o XV Congresso do PCP:

«Por ocasião da realização do XV Congresso do PCP, o Comité Central do Partido Comunista da China envia-vos, e por vosso intermédio a todos os militantes do PCP, as calorosas saudações.

O PCP é um Partido dotado de uma gloriosa tradição revolucionária.

Durante longo período, o PCP tem dado grandes contribuições positivas no sentido de proteger os interesses e direitos dos trabalhadores, promover o progresso da sociedade e o desenvolvimento do país, salvaguardar a paz e a estabilidade do mundo e apoiar as lutas de libertação nacional dos diversos países do mundo. O PCP persiste em combinar os princípios fundamentais do Marxismo com a realidade do próprio país, fazendo esforço por buscar em Portugal, o caminho de desenvolvimento rumo ao socialismo.

Os nossos dois partidos mantêm boas relações. Estamos convencidos de que as nossas relações de cooperação amistosa, baseadas nos princípios da independência, auto-decisão, igualdade completa, respeito mútuo, não intervenção nos assuntos internos um do outro, serão cada vez mais desenvolvidas, e a amizade entre os nossos dois países e dois povos será reforçada constantemente.

Fazemos os sinceros votos para que os trabalhos do XV Congresso do PCP sejam coroados de pleno êxito.»

>
  • Relações Bilaterais

Partilhar