Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Violações do cessar-fogo na Síria por parte dos EUA e dos grupos por este apoiados

Violações do cessar-fogo na Síria por parte dos EUA e dos grupos por este apoiados

Nos últimos dias, um ataque da aviação dos EUA matou pelo menos 62 soldados sírios.

Terroristas do Estado Islâmico progrediram para o território ocupado pelos soldados sírios mortos.

Até este sábado eram 199 os casos de violação do cessar-fogo. O exército sírio e seus aliados cumpriram o respectivo acordo.

Entretanto, os vários grupos armados têm aproveitado a trégua para reagrupar combatentes, nomeadamente em Aleppo e Hama, e recomporem os arsenais de armas e munições.

Sobre os acessos humanitários a situações como a de Aleppo, está previsto que as forças em combate se abstenham de fazer fogo e que se devem afastar o suficiente desses corredores para garantir que organizações humanitárias viabilizem aos habitantes essas ajudas. Todavia, nas últimas horas foi atacado um comboio humanitário que tentava entrar em Aleppo, ataque que matou 12 pessoas e que levou já a Cruz Vermelha Internacional a adiar a entrega de ajuda humanitária a quatro cidades isoladas na Síria.

Em face da gravidade do sucedido, pergunto se tenciona propor ao Conselho uma tomada de posição imediata de condenação das violações do cessar-fogo, nomeadamente por parte dos EUA e dos grupos que este apoiados. Solicito ainda informação sobre que medidas serão tomadas no imediato para ajudar a restabelecer a ajuda humanitária às populações.

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu
  • Estados Unidos da América
  • Guerra na Síria
  • Síria