Comunicado do Organismo de Direcção Nacional na Suíça do PCP

Vale a pena lutar!

A organização do PCP na Suíça saúda os trabalhadores da construção que através da sua justa luta conseguiram fazer valer direitos adquiridos.

Com efeito, após muitas manobras e desrespeito pelos acordos assinados com as estruturas sindicais, representativas dos trabalhadores deste sector, a associação representativa do patronato do sector acabou por aceitar um novo acordo que no essencial retoma os direitos já anteriormente adquiridos sobre a reforma antecipada aos 60 anos para os trabalhadores da construção.

Esta conquista de grande alcance social, só foi possível porque os trabalhadores não se deram por vencidos, agiram com determinação e grande unidade como ficou patente na jornada de greve nacional realizada no dia 4 de Novembro, obrigando assim o patronato a regressar à mesa das negociações e a aceitar novamente o contrato colectivo de trabalho, actualizado, sobre a reforma antecipada aos 60 anos.

O organismo de direcção dos comunistas portugueses emigrados na Suíça, saúda os trabalhadores da construção, independentemente da sua nacionalidade, por esta importante conquista social tão arduamente alcançada.

O acordo assinado entre sindicato e patronato é socialmente justo, o patronato tem de o respeitar, os trabalhadores terão de continuar atentos e vigilantes para que assim seja.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Central