Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Uso de neonicotinóide na agricultura

Na Europa tem-se vindo a assistir à redução da população de abelhas. Um dos sintomas deste fenómeno é o síndrome do desaparecimento das colónias, que tem vindo a acentuar-se nos últimos anos. Este desaparecimento afecta de forma directa todo o sector agrícola tendem em conta a importância da polinização.

As causas do desaparecimento das abelhas não estão ainda completamente identificadas. Contudo, uma espécie de insecticidas, amplamente utilizada em todo o sector agrícola, pode ser responsável pelo elevado nível de mortalidade das abelhas na Europa. Estão em causa os neonicotinóides, de acordo com um relatório da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar, EFSA. Embora o relatório não afirme que esses pesticidas são a causa do morticínio das abelhas, conclui que acarretam garantidamente enormes riscos.

Neste sentido a Comissão Europeia fez uma proposta visando a proibição do uso de três neonicotinóides importantes (imidacloprid, tiametoxam e chlotianidin), especificando as culturas de milho, algodão, girassol e semente de colza visando a sua proibição a partir de 1 de julho de 2013, sendo o efeito avaliado durante dois anos. No entanto esta decisão foi adiada.

Pergunto à Comissão Europeia qual o ponto de situação relativamente a esta matéria.

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu