Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Tráfico de seres humanos no futebol

O tráfico de seres humanos no futebol é uma realidade que precisa de ser mais estudada, acompanhada e denunciada, tendo em vista a tomada de decisões políticas que respondam efectivamente a este problema e ao combate a grupos organizados que lucram com os sonhos de jovens futebolistas. Este movimento de seres humanos para a Europa está muitas vezes ligado à lavagem de dinheiro, fraude, exploração e aproveitamento de menores. A muitas crianças e jovens do sexo masculino, mas também do sexo feminino, são-lhes prometidos contratos profissionais em equipas de futebol de primeira linha, terminando tais promessas em situações degradantes de abandono e exploração.
Os estudos que existem sobre a matéria parecem ainda não ser completamente rigorosos sobre este fenómeno. Consta que cerca de 15.000 jogadores traficados entram na Europa todos os anos, ainda assim não existe qualquer certeza a respeito do número concreto. A grande maioria destes jovens provém de África e da América do Sul.

Pergunto:
1. Tem a Comissão Europeia dados concretos sobre o desenvolvimento do fenómeno do tráfico de seres humanos no futebol? Nomeadamente, dados concretos sobre quantas crianças e jovens, do sexo masculino e feminino, foram vítimas de tráfico?
2. Que acções concretas estão a ser desenvolvidas relativamente ao tráfico de seres humanos no futebol?

• União Europeia
  • Perguntas