Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Surtos de peste suína africana na China

Ao mesmo tempo que aumentam os focos de peste suína africana na Europa, designadamente na Roménia, mas com tendência para o seu alastramento a ocidente na República Checa, Polónia e Hungria, surge a notícia de novos e preocupantes focos na China onde milhares de porcos morreram ou foram abatidos, num esforço para travar a doença.
Na cidade de Lianyungang, leste do país, 15.000 porcos foram abatidos, depois de um surto ter sido detetado, na semana passada, segundo o ministério da Agricultura. As autoridades detetaram 615 porcos infetados, entre os quais 88 morreram. No início deste mês, em Shenyang, no nordeste do país, foi reportado o primeiro surto da doença, com 47 porcos infetados, e que acabaram por morrer e outros 30 porcos foram encontrados mortos devido ao vírus, em Zhengzhou, no centro do país, para onde foram transportados desde Jiamusi, no extremo norte da China.
Tendo em conta o caráter extremamente contagioso desta doença cuja transmissão é feita principalmente através de produtos cárneos, pergunto à Comissão Europeia que avaliação faz desta situação e que medidas estão a ser tomadas relativamente ao transito de pessoas e produtos à base de carne suína provenientes da China.

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu