Declaração de voto de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Sobre uma abordagem integrada da política do desporto:Boa governação, acessibilidade e integridade

O relatório defende a ideia de que o desporto reflete a sociedade e descreve o desporto como um canal de integração e inclusão social. É dada grande importância à acessibilidade para todos. O desporto é percebido como um direito fundamental de todos, incluindo os grupos socialmente mais vulneráveis que devem ter direitos iguais para praticar atividades físicas e desportivas.
Defende que a prática de desporto contribui para uma melhor qualidade de vida, pelo que a melhoria das condições das atividades físicas deve estar no centro não só das políticas desportivas mas também das políticas educativas, sociais e de saúde.
Descreve ainda os sérios desafios que o desporto está a enfrentar como o doping, a viciação de resultados, os modelos de gestão errados e terceira propriedade por terceiros de grupos de atletas e promove soluções para as colmatar, apelando a uma tolerância zero para a corrupção no desporto e critica os abusos e as práticas ilícitas.
Não acompanhamos a visão que transparece de que o desporto deve ser um motor económico para o turismo, o bem-estar, a indústria produtora e, cada vez mais, para os serviços digitais. Por outro lado não podemos deixar de referir da redução dos fundos e apoios para a cultura e desporto.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu