Declaração de voto de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu, mini sessão plenária

Sobre a situação no Iémen

A situação no Iémen deteriora-se rápida e gravemente. A ONU estima que 20,7 milhões de pessoas necessitam de ajuda, 7 milhões das quais e, situação de emergência alimentar; 2,2 milhões de crianças sofrem de desnutrição aguda grave e uma criança morre a cada dez minutos por causas evitáveis; registam-se quase 900mil casos suspeitos de cólera com 2200 vítimas mortais. O conflito já tirou a vida a 8000 pessoas, mais de metade civis, e 50mil feridos.

A crise humanitária agrava-se com o criminoso bloqueio terrestre, naval e aéreo imposto pela Arábia Saudita, uma violação do direito internacional que impossibilita o país de receber quaisquer bens, nomeadamente alimentos, medicamentos.

A Arábia Saudita tem realizado constantes bombardeamentos no país que têm destruído a infraestrutura pública e causando vítimas na população civil.

Mas as responsabilidades do conflito não se esgotam naquele país. Alargam-se aos EUA e à UE, que elege a Arábia Saudita como parceiro na salvaguarda dos seus interesses, contribuindo com massivas vendas de armas e para a desestabilização da região através da sua política de ingerência e intervenção.

A acção da Arábia Saudita é deplorável e merece total condenação e exige a resolução do bloqueio e do conflito, nomeadamente através de uma solução política mediada sob os auspícios da ONU.

Votámos favoravelmente.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu