Intervenção de Carlos Carvalhas, Secretário-Geral

Sobre os resultados eleitorais

1. Esta é a hora de começar por salientar que, como o país sabe e ninguém pode contestar, nestas eleições o objectivo central da campanha da CDU foi o reforço da sua votação e do número de deputados eleitos.

Esse objectivo foi alcançado. Pela primeira vez desde há muitos anos, a CDU aumenta a sua percentagem. Passa para terceira força política mais votada. E deverá eleger 17 deputados (mais 2), sendo de sublinhar que esse crescimento se verifica em dois distritos (Setúbal e Braga) com uma grande massa de trabalhadores, assumindo um especial significado a eleição de um deputado pelo distrito de Braga, facto que não se verificava desde 1991.

Trata-se de um resultado muito positivo, tanto mais quanto se tiver em conta o quadro político em que se realizaram as eleições e que comportava factores muito favoráveis ao PS.

Representando um sinal de inversão de tendência, trata-se de um resultado muito estimulante e promissor que favorece uma dinâmica de maior afirmação e intervenção de uma grande, coerente e influente força de esquerda.

2. A verificar-se, como tudo parece indicar, a não obtenção pelo PS da maioria absoluta em que o PS e António Guterres apostaram de forma clara e expressa, tratar-se-á de um facto muito positivo para os interesses dos trabalhadores e a vida política nacional, pelo qual a CDU também se bateu e para o qual também contribuiu.

3. Agradecendo a confiança manifestada por todos os eleitores que, com o seu voto na CDU, permitiram este resultado, a todos quero garantir que a CDU prosseguirá, com renovado empenho e energia, a sua luta e intervenção por uma viragem à esquerda na política nacional e que honrará todos os compromissos assumidos na campanha eleitoral.

4. Quero finalmente saudar calorosamente todos os militantes e simpatizantes do PCP e do Partido «Os Verdes», a Intervenção Democrática, os activistas da CDU e os milhares de independentes a quem se deve o dinamismo e o êxito desta campanha e que, generosamente contribuíram para que hoje todos possamos justamente sentirmo-nos animados, em todo o país, por uma ainda maior confiança e certeza de que representamos uma grande corrente de ideais e de convicções e de que somos portadores de um projecto político com futuro, audaciosamente voltado para ganhar um maior apoio na sociedade portuguesa.